A Teologia em interface com as ciências

Desafios, limites e possibilidades de um encontro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.45022

Palavras-chave:

Ciência, Conhecimento, Deus, Fé, Teologia

Resumo

O presente artigo tem como aspiração realizar um recorte acerca dos principais aspectos circundantes à relação entre Teologia e ciência. Recupera, inicialmente, um importante desafio por parte da Teologia: constituir, em seu encontro contemporâneo com a razão científica, uma postura dialógica e aberta. Com base sobretudo em fragmentos de escritos dos teólogos alemães Karl Rahner e Jürgen Moltmann, procura reconstruir os núcleos fundamentais nos quais Teologia e ciência estão assentadas. Isso permite traçar uma distinção essencial a respeito da natureza de cada uma. Em seguida, o texto expõe alguns dos limites e possíveis incongruências do espírito cientificista reinante a partir da Modernidade. Na segunda seção, aborda a questão de a Teologia ser ou não reconhecida como ciência. Acentua novamente o caráter problemático da redução do espectro científico a partir dos princípios da experimentalidade, ressaltando o entrelaçamento disso com o fenômeno da secularização. Por fim, discute alguns critérios básicos aos quais a Teologia precisa adequar-se para adquirir o status de ciência, enfatizando a importância de sua inserção enquanto discurso no espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan Paulo Lorenzetti, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutorando em Filosofia pela mesma universidade. Entre julho e dezembro de 2022, realizou estágio de Doutorado Sanduíche pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Bonn/Alemanha). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PROEX).

Rodrigo Parmeggiani, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PROEX).

Referências

BARBOUR, Ian G. Problemas de Religión y Ciencia. Tradução: Bernardo Bravo. Santander: Sal Terrae, 1971.

CARNAP, Rudolf; HAHN, Hans; NEURATH, Otto. A concepção científica do mundo: O Círculo de Viena. Tradução: Fernando Pio de Almeida Fleck. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, v. 10, p. 5-20, 1986.

CAVALEIRO DE MACEDO, Cecília Cintra. Teologia e ciência: diálogos acadêmicos em busca do saber (Resenha). Interações: Cultura e Comunidade, Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 259-264, 2009.

HAMMES, Érico João. Pode teologia ser ciência? Teocomunicação, Porto Alegre, v. 36, n. 153, p. 541-554, 2006.

HAUGHT, John F. Cristianismo e ciência: para uma teologia da natureza. Tradução: Jonas Pereira dos Santos. São Paulo: Paulinas, 2009.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fé e Saber. Tradução: O. Tolle. Hedra: São Paulo, 2007.

MOLTMANN, Jürgen. Ciência e sabedoria: um diálogo entre ciência natural e teologia. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

MOTA, Lindomar Rocha. Teologia, Ciência e Hermenêutica. Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, ano 15, n. 38, p. 297-314, 2011.

NEUTZLING, Inácio. Ciência e Teologia na Universidade do Século XXI: Possibilidades de uma Teologia Pública. Algumas aproximações. In: VOLCAN, Marcos; PIZZI, Jovino (org.). Ciência e Deus no mundo atual: uma abordagem inter e transdisciplinar. Pelotas: EDUCAT, 2005, p. 12-37.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução: Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 1999.

POLKINGHORNE, John. Ciencia y Teología: una introducción. Tradução: José Manuel Lozano-Gotor Perona. Maliaño: Sal Terrae, 2000.

POPPER, Karl R. Conjecturas e refutações. Tradução: Sérgio Bath. Brasília: Ed. UnB, 1982.

RAHNER, Karl. Teologia e Ciência. Tradução: Hugo Assmann. São Paulo: Paulinas, 1971.

RAWLS, John. O liberalismo político. Tradução: Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

SILVEIRA, Fernando Lang. A filosofia da ciência de Karl Popper: o racionalismo crítico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 197-218, 1996.

SINNER, Rudolf von. Teologia como ciência. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 47, n. 2, p. 57-66, 2007.

WHITEHEAD, Alfred N. Science and the Modern World. New York: The Macmillan Company; Cambridge University Press, 1925.

ZILLES, Urbano. A Teologia é Ciência? Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, ano 74, n. 294, p. 300-319, 2014.

ZILLES, Urbano. Fé e razão na filosofia e na ciência. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 35, n. 149, p. 457-479, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-18