Professor de Ensino Religioso: Histórico da formação no contexto brasileiro

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira PUCPR
  • Edile Maria Fracaro PUCPR

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Formação de professores. História do Ensino Religioso.

Resumo

A história da formação de professores de Ensino Religioso é uma pesquisa de abordagem qualitativa organizada com o objetivo de compreender as diferentes propostas para formação inicial e continuada visando à profissionalização docente de profissionais que atuam neste área do conhecimento. Foram utilizados documentos do Ministério da Educação, Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso e folders impressos e online de cursos distribuídos pelas Instituições de Ensino Superior no período de 1995 a 2010. Procuramos explicitar os referenciais teóricos que sustentaram os cursos e, simultaneamente, a identidade desta área do conhecimento e seu encaminhamento para assumir o perfil de uma formação a partir das Ciências da Religião, no contexto dos sistemas de educação adequado à legislação e aos diferentes estados da federação

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Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, PUCPR

Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana (Roma-Itália), Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR

Edile Maria Fracaro, PUCPR

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro do Grupo de Pesquisa Educação e Religião.

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Publicado

2010-12-17

Edição

Seção

Artigos Livres