A A devoção mariana em Timor-Leste

um diálogo da fé em busca de identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.44642

Palavras-chave:

Timor-Leste, Devoção Mariana, Igreja Católica, Diálogo Cultural

Resumo

O Timor-Leste é o país mais católico da Ásia, com a independência em 2002. Objetivo do artigo é analisar a devoção mariana no país, suas raízes culturais e sua vocação como expressão católica que ilumina e inspira a região. Segue-se uma metodologia de revisão de literatura e diálogo entre os autores, sendo um deles um sacerdote timorense. Neste artigo destaca-se duas localidades como santuários marianos e reflete-se sobre seus significados: O santuário Nacional de Aitara, localizado em lugar sagrado, passa por ressignificação: do local da árvore da degola, passa a ser a árvore da cura; o lugar do suplício e tormento se torna alívio e alento. A “pequena menina” – a Virgem de Aitara - se torna a Grande Protetora, irradiando uma mensagem de redenção e benção para toda região. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no pico Ramelau, reúne três características tradicionais para os timorenses: geograficamente está no centro do país, ocupa seu lugar mais alto, é lugar sagrado de transcendência de repouso dos antepassados. Recentemente, Ramelau se tornou também espaço real e simbólico da resistência à ocupação indonésia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Antonio Sanches, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Doutor em Teologia, com pós-doutorado em Bioética. Graduado em Filosofia e Teologia, mestre em Antropologia Social. Professor titular da PUCPR.

José Maia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Sacerdote da Diocese de Maliana, Timor-Leste. Graduado em Filosofia e Teologia, Mestre em Bioética pela Programa de Pós-Graduação de Bioética da PUCPR e Doutorando em Teologia pela PUCPR. Professor do Instituto de Filosofia e Teologia de Dili, TL.

Referências

AGÊNCIA ECCLESIA. Devoção a Fátima Está «Muito Enraizada» em Timor-Leste, 2010. Disponível em: http://sites.ecclesia.pt/arquivo/noticias/vaticano/devocao-a-fatima-esta-muitoenraizada-em-timorleste/. Acesso em: 25 nov. 2023.

ANDRADE, M. C. F. M.; DIETRICH, L. J. Encontros e desencontros entre o processo de evangelização cristã e os valores tradicionais de Uma-Lulik. In: SANCHES, M. A.; ALVES, D.; MAIA, J. Timor-Leste em estudo: religião, ética e cultura. Curitiba: CRV, 2022. p. 29-64.

BÍBLIA CATÓLICA. Disponível em: https://www.bibliacatolica. com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/1/. Acesso em: 25 nov. 2023.

BOFF, C. Mariologia social: o significado da Virgem para a sociedade. São Paulo: Paulus, 2006.

CARVALHO, S. Portugal: terra de Santa Maria. In: DIOCESE Leiria-Fátima. Leiria, 4 maio 2021. Disponível em: https://www.leiria-fatima.pt/portugal-terra-de-santa-maria/. Acesso em: 29 dez. 2022.

CASTRO, A. F. A religião em Timor-Leste a partir de uma perspectiva histórico-antropológica. In: NÁCHER, A. Léxico Fataluco-Português. [S. l.: s. n.], 2012. p. 79-118. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5925766. Acesso em: 23 nov. 2023.

JOÃO PAULO II. Mensagem por ocasião da Independência do Timor-Leste. In: A SANTA Sé. Vaticano, 6 maio 2002. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/speeches/2002/may/documents/hf_jp-ii_spe_20020520_timor-est.html. Acesso em: 23 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-13