A menopausa na visão gerontológica

Autores

  • Marcelino Espírito Hofmeister Poli PUCRS
  • Carla Helena Augustin Schwanke PUCRS
  • Ivana Beatrice Mânica Cruz UFSM

Palavras-chave:

MENOPAUSA, CLIMATÉRIO, ENVELHECIMENTO, FEMININO, GERIATRIA, GERONTOLOGIA, SAÚDE DO IDOSO, SAÚDE HOLÍSTICA.

Resumo

OBJETIVOS: os autores visam contribuir para a análise da menopausa sob a perspectiva da Gerontologia, aprofundando discussões acerca de questões como as relações entre longevidade e reprodução, prole, genética e meio-ambiente. FONTE DE DADOS: foi realizada uma revisão da literatura através da identificação, leitura e síntese de artigos indexados nas bases Medline e LILACS. Adicionalmente, foram consultados livros de Geriatria, Gerontologia e Ginecologia. SÍNTESE DOS DADOS: o entendimento do complexo fenômeno de envelhecimento feminino ainda está evoluindo nos dias de hoje. A menopausa faz parte desse processo e, assim como a história de vida, as características reprodutivas e a fecundidade, tem relação com a longevidade. Não é considerada doença, entretanto, como está associada a sintomas e sinais físicos que podem comprometer a qualidade de vida das mulheres, merece uma abordagem terapêutica sistêmica, que envolva desde a revisão e/ou modificações nos hábitos de vida, como alimentação e atividade física, até a utilização de reposição hormonal. CONCLUSÕES: a menopausa é um fenômeno inserido no processo de envelhecimento feminino e traz consigo consequências biológicas, psicológicas e sociais importantes. Na visão contemporânea, a terapêutica associada aos sinais e sintomas relacionados à menopausa está cada vez mais personalizada de acordo com o perfil de estilo de vida e saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino Espírito Hofmeister Poli, PUCRS

Médico ginecologista, mestre em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, professor adjunto do Departamento de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Carla Helena Augustin Schwanke, PUCRS

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Clínica Médica - área de concentração em Geriatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Geriatria e Gerontologia-PUCRS; coordenador adjunto da Comissão Científica do IGG-PUCRS; professor do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica; professor do Curso de Especialização em Ciências da Saúde e do Desporto; professor do curso de especialização em Geriatria da PUCRS. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria.

Ivana Beatrice Mânica Cruz, UFSM

Bióloga, doutora em Genética pela UFRGS, professora adjunta do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2010-04-23

Como Citar

Poli, M. E. H., Schwanke, C. H. A., & Cruz, I. B. M. (2010). A menopausa na visão gerontológica. Scientia Medica, 20(2), 176–184. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/5893

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)