Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".
  • É obrigatório o preenchimento da Folha de Rosto, com as informações do artigo. Este documento deve ser encaminhado separadamente no momento da submissão.

Diretrizes para Autores

Pelo menos outros três arquivos devem ser transferidos para a submissão do artigo e disponibilizá-los à editora: a carta de apresentação, o documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e o documento principal. Abaixo as instruções para a preparação e formatação deles.

Inclusão dos metadados

Os metadados precisam ser cuidadosamente preenchidos durante a submissão. Por favor, siga estas instruções.

Os nomes completos de TODOS os autores do artigo devem ser acrescentados no site da submissão, na ordem de autoria, e na mesma em que aparecem na página de rosto, assim como seus endereços de e-mail, instituições de origem (denominadas de "afiliação"). É muito importante que a pessoa que faz a submissão coloque endereços de e-mail válidos para todos os autores, no campo específico. O e-mail preferencial do autor correspondente precisa ser o institucional.

Carta de Apresentação

Clique aqui para fazer download do modelo da Carta de Apresentação. Preencher conforme as instruções e fazer upload do documento no momento da submissão, como documento suplementar.

A carta de apresentação deverá conter, obrigatoriamente, as seguintes informações:

  1. Nome completo de cada autor.
  2. Identificação da contribuição de cada autor para o estudo, a qual será informada no artigo publicado.
  3. Número de palavras do artigo (excluindo Resumo, Abstract, Referências, tabelas e figuras), número de tabelas e de figuras, e lista abreviaturas
  4. Declaração de Conflitos de Interesses de cada autor.

A coleta de dados deve ter sido completada há não mais de 02 (dois) anos contando do início do ano atual, e a pesquisa da literatura deve ser atualizada até o semestre precedente à data da submissão.

Atenção: o preenchimento da folha de rosto e da carta de apresentação não isenta o autor que faz a submissão de preencher completamente os metadados na página eletrônica, sendo muito importante informar nos metadados os nomes completos de todos os autores e os respectivos e-mails, VÁLIDOS, na ordem de autoria que deverá ser publicada.

A folha de rosto e carta de apresentação deve ser separadas do documento principal e não será disponibilizada aos pareceristas, pois a Scientia Medica utiliza o sistema de avaliação por pares duplo-cego.

A folha de rosto deve ser separada do documento principal e não será disponibilizada aos pareceristas, pois a Scientia Medica utiliza o sistema de avaliação por pares duplo-cego.

Cópia do documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa

As normas a seguir, de referências na área biomédica, referem-se Grupo de Vancouver, do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, disponíveis na Biblioteca da PUCRS para consulta (www.biblioteca.pucrs.br) e por meio do link Vancouver - Regras Gerais

Os artigos originais e os relatos de caso devem necessariamente ter seguido os princípios éticos da pesquisa em seres humanos (conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf) e ter passado pela aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa, devendo este fato ser referido claramente na descrição da metodologia. Não é suficiente informar o número do CAAE.

Se pertinente, informar que foi obtido consentimento livre e esclarecido de todos os participantes adultos ou, no caso de menores ou incapazes, de seus representantes legais.

Em caso de estudo experimental com animais, informar que a manutenção e o cuidado aos animais seguem as diretrizes da instituição ou do país para o uso de animais em pesquisa.

Documento principal

Informação do Issn e da Paginação da Scientia Medica no cv Lattes e na Plataforma Sucupira

Solicitamos aos autores que ao preencherem sua produção científica na Plataforma Lattes (CNPq) e na Plataforma Sucupira (CAPES), em relação às novas publicações, seja informado o ISSN 1980-6108 (eletrônico), pois a partir de 2015 a Scientia Medica passou a não ter mais edição impressa. Entretanto, o ISSN 1806-5562, anteriormente concedido à edição impressa, continua válido e atualmente é denominado de ISSN-L.

Onde o CV Lattes solicita números de páginas, não colocar os números que se encontram no rodapé das páginas do artigo. No local para o número da primeira página, colocar o ID do artigo. Por gentileza verificar a nota sobre "Como citar este artigo" na primeira página de cada documento.

Elementos Textuais

O texto deverá obrigatoriamente conter título, resumos e palavras-chave nas línguas indicadas pelo periódico.

O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.

As informações sobre os autores devem conter os seguintes dados: nome completo com a grafia correta; ORCID (ver: orcid.org)afiliação: instituição, cidade, estado e país (em nenhum caso as afiliações devem vir acompanhadas das titulações ou minicurrículos dos autores. Estes, quando presentes, devem ser publicados separadamente das afiliações como notas do autor). e-mail; endereço postal físico completo do autor correspondente, podendo ser o institucional, disposto no final do artigo; fonte de financiamento da pesquisa (se houver); potenciais conflitos de interesse (se houver). Opcionalmente, os autores podem indicar no final do artigo: a) agradecimentos; b) minicurrículo: formação acadêmica e profissional

Resumo e Abstract

Deve haver uma versão do Resumo em português (ou em Espanhol, se o texto principal for nesse idioma) e outra em inglês (Abstract), com até 340 palavras cada uma. Ambas as versões devem ter exatamente o mesmo conteúdo. Todas as informações que aparecem no Resumo e no Abstract devem aparecer também no texto principal. O Resumo e o Abstract devem ser estruturados, conforme a tabela abaixo.

Descritores (indexadores ou palavras-chave) e Keywords

Descritores são termos utilizados na indexação do artigo para que seja localizado, por assunto, por mecanismos de pesquisa eletrônica. O preenchimento correto dos descritores é fundamental para que sua publicação seja facilmente encontrada por outros pesquisadores. A Scientia Medica utiliza como palavras chaves os Descritores em Ciência da Saúde (DeCs), disponíveis pela BIREME/OPAS/OMS, no endereço decs.bvs.br, onde são encontrados os termos tanto em português como em inglês, os quais também devem ser colocados no original.

Texto

Deve ser dividido em subtítulos, de acordo com o tipo de artigo (conforme a tabela abaixo). Nos Artigos Originais, a Scientia Medica não aceita que os resultados e a discussão sejam combinados no mesmo subtítulo. Já as conclusões não devem constituir um item separado, sendo colocadas como último parágrafo da Discussão. Nos Artigos de Revisão, as Conclusões podem constituir o último subtítulo, que pode ser alternativamente denominado de Discussão ou Considerações Finais. Os subtítulos não devem ser numerados em nenhum dos tipos de artigo.

Subtítulos do Resumo, Abstract e texto principal conforme o tipo de artigo

 

Normas Técnicas

Normas gerais de publicação

Números de um a nove devem ser escritos por extenso, a não ser quando seguidos por unidade de medida ou quando compondo uma série. As unidades de medida devem seguir o Sistema Internacional de Medidas.

Termos estrangeiros e nomes de microrganismos e de espécies animais ou vegetais devem ser escritos em itálico.

Podem ser usadas siglas de termos compostos, ou abreviaturas, se o termo aparecer pelo menos cinco vezes no texto. Na primeira citação, o termo deve ser escrito por extenso, seguido da sigla ou abreviatura entre parêntesis. Não usar as siglas nem abreviaturas nos resumos e abstracts.

Na citação de marcas comerciais informar o nome do fabricante e o local de fabricação (cidade, país), entre parêntesis.

Todas as figuras devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto, em números arábicos (Figura 1, Figura 2, etc.) sendo que o texto deve conter a indicação de cada uma. As figuras são colocadas após as tabelas, no final do documento, com as respectivas numerações e as legendas em sua parte inferior. As legendas devem ser sucintas, porém autoexplicativas, com informações claras, de forma a dispensar consulta ao texto.

Formatação do documento principal

Os originais devem ser digitados em formato Word (Microsoft Office), em página tamanho A4 e margens de 2,5 cm. O tamanho de cada documento não deve ultrapassar 2 MB.

De preferência usar o recurso "Estilo" do Word. Aplicar o estilo "Normal" em todo o documento. Para configurá-lo, clicar com o botão direito do mouse em "Normal" e com o botão esquerdo clicar em "Modificar". Escolher as seguintes configurações:

  • Fonte: Times New Roman 12.
  • Parágrafo: alinhamento justificado; recuo de primeira linha por 1,25 cm; sem nenhum espaçamento antes ou depois; espaçamento entre linhas duplo.
  • Não usar espaço ou tabulação para criar recuo na primeira linha, usar apenas a configuração do parágrafo.

Artigos Originais

Artigos originais incluem relatos de estudos controlados e randomizados, estudos de triagem e diagnóstico e outros estudos descritivos e de intervenção, bem como registros sobre pesquisas básicas realizadas com animais de laboratório. Referem-se, principalmente, a estudos epidemiológicos, clínicos e experimentais. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões. Para informações sobre as diretrizes a serem seguidas na pesquisa em saúde para esse tipo de artigo, acesse: https://www.equator-network.org/. Ensaios controlados randomizados devem ser apresentados de acordo com as diretrizes CONSORT (disponível em: http://www.consort-statement.org/) e o número de seu registro deve ser incluído no fim do resumo do artigo.

Características de Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • Não há limites de autores. Pelo menos um dos autores deverá ter a titulação mínima de doutorado em andamento.
  • Máximo 3.000 palavras (sem incluir: resumo, abstract, tabelas, figuras e referências bibliográficas).
  • Máximo 6 tabelas e/ou figuras.
  • Máximo: 30 referências.

Relatos de Casos

Inclui artigos que relatam casos relatos de pacientes portadores de doenças raras ou intervenções pouco frequentes ou inovadoras. Para informações sobre as diretrizes a serem seguidas na pesquisa em saúde para esse tipo de artigo, acesse: https://www.equator-network.org/.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • São aceitos textos com até cinco autores e pelo menos um dos autores deverá ter a titulação mínima de doutorado em andamento.
  • Máximo 2.000 palavras (sem incluir: resumo, abstract, tabelas, figuras e referências bibliográficas).
  • Máximo 4 tabelas e/ou figuras.
  • Máximo: 25 referências.

Artigos de Revisão

Inclui artigos que faz análises críticas da literatura a respeito de um tema selecionado enviados, de forma espontânea, pelos autores. Apresenta caráter descritivo-discursivo e dedica-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo das diversas áreas da saúde. Para informações sobre as diretrizes a serem seguidas na pesquisa em saúde para esse tipo de artigo, acesse: https://www.equator-network.org/. Scientia Medica também considera artigos de revisão não solicitados.Entre em contato pelo e-mail scientiamedica@pucrs.br para submeter um esboço ou roteiro ao Conselho Editorial antes de submeter o manuscrito completo.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • São aceitos textos apenas por convite, com até cinco autores e pelo menos um dos autores deverá ter a titulação mínima de doutorado em andamento.
  • Máximo 4.000 palavras (sem incluir: resumo, abstract, tabelas, figuras e referências bibliográficas).
  • Máximo 6 tabelas e/ou figuras.
  • Máximo: 50 referências.

Educação em Ciências da Saúde

Inclui estudos originais sobre a educação e inovação pedagógica em saúde. Abrange todas as áreas de aplicações e pesquisas básicas e clínicas Para informações sobre as diretrizes a serem seguidas na pesquisa em saúde para esse tipo de artigo, acesse: https://www.equator-network.org/. Artigos de revisão sobre o assunto poderão ser considerados. Entre em contato pelo e-mail scientiamedica@pucrs.br para submeter um esboço ou roteiro ao Conselho Editorial antes de submeter o manuscrito completo.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • Não há limites de autores para os artigos originais, e pelo menos um dos autores deverá ter a titulação mínima de doutorado em andamento.
  • Serão aceitos textos de revisão com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo 3.000 palavras (sem incluir: resumo, abstract, tabelas, figuras e referências bibliográficas).
  • Máximo 6 tabelas e/ou figuras.
  • Máximo: 30 referências

Simulação na Saúde

Inclui estudos originais sobre a utilização do treinamento simulado em saúde. Abrange todas as áreas de aplicações e pesquisas básicas, clínicas e translacionais originais em tecnologia de simulação de saúde (especialidades clínicas e biomédicas), além de programas de treinamento voltados para segurança e qualidade, desenvolvimento de padrões de avaliação educacional e de competência, relatos de experiência no uso de tecnologia de simulação, realidade virtual e modelagem epidemiológica, molecular, farmacológica e de doença. Artigos de revisão sobre o assunto poderão ser considerados. Entre em contato pelo e-mail scientiamedica@pucrs.br para submeter um esboço ou roteiro ao Conselho Editorial antes de submeter o manuscrito completo. Para informações sobre as diretrizes a serem seguidas na pesquisa em saúde para esse tipo de artigo, acesse: https://www.equator-network.org/.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • Não há limites de autores para os artigos originais, e pelo menos um dos autores deverá ter a titulação mínima de doutorado em andamento.
  • Serão aceitos textos de revisão com até três autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo 3.000 palavras (sem incluir: resumo, abstract, tabelas, figuras e referências bibliográficas).
  • Máximo 6 tabelas e/ou figuras.
  • Máximo: 30 referências.

Ética em cuidados de saúde

A seção Ética nos Cuidados em Saúde tem como objetivo promover a discussão dos aspectos éticos e bioéticos nos processos que envolvem os cuidados em saúde. Pesquisas relacionadas ao início e fim da vida, espiritualidade em saúde, conflitos e dilemas, tanto éticos quanto morais, o impacto das instituições e suas organizações no processo do cuidado, a formação e desenvolvimento moral e ético dos profissionais de saúde, discussão de diferentes modelos de cuidado, assim como demais aspectos relacionados a Ética e a Bioética nos diferentes cenários que envolvem o cuidado serão acolhidas e avaliadas para potencial publicação. O enfoque é direcionado para artigos originais, no entanto, casos especiais de artigos de revisão e relatos de casos também serão analisados.

Características da Seção:

  • Anexar folha de rosto
  • São aceitos textos com até 7 autores, caso o número exceda 7 autores deve ser justificado na carta ao editor para análise.
  • Máximo de 6000 palavras entre Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão (incluindo tabelas). Não há número máximo de referências bibliográficas.
  • Os artigos precisam ser inéditos e não estarem, durante o período de submissão e revisão, encaminhados a outros períodicos ou demais formas de publicação. Caso os autores queiram encaminhar o artigo para outra publicação, solicitar a exclusão do processo de revisão nessa revista. Da mesma forma, se o artigo tiver sido enviado a outro periódico, não enviar conocmitantemente apreciação.
  • O número máximo de Tabelas e Figuras, é 4. Caso for necessário utilizar mais, deverá ser justificado.
  • São aceitos textos na íntegra em Português ou Inglês.
  • O Resumo deve ser em Português e Inglês (Abstract).

Revisão Sistemática e Metanálise

Inclui artigos que sintetizam os resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder a uma pergunta específica e de relevância para a saúde. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Para informações sobre as diretrizes a serem seguidas na pesquisa em saúde para esse tipo de artigo, acesse: https://www.equator-network.org/. Consulte MOOSE (checklist e fluxograma para metanálises e revisões sistemáticas de estudos observacionais ) e PRISMA (checklist e fluxograma para revisões sistemáticas e metanálises).

Característica da Seção:

  • Anexar folha de rosto.
  • São aceitos textos com até cinco autores, com titulações semelhantes, não inferiores a doutorado em andamento.
  • Máximo 4.000 palavras (sem incluir: resumo, abstract, tabelas, figuras e referências bibliográficas).
  • Máximo 6 tabelas e/ou figuras.
  • Máximo: 50 referências.

Política de Privacidade

Os nomes, endereços de e-mail e outros dados pessoais contidos neste site serão utilizados exclusivamente para fins da revista e não estarão disponíveis para outros fins.