Anatomia Radiológica Vascular e desenvolvimento de plataformas de ensino interativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.36944

Palavras-chave:

anatomia seccional, educação médica, tecnologia radiológica

Resumo

Anatomia e Radiologia são disciplinas amplamente presentes nas grades curriculares de cursos da área da saúde. A interseção entre a Anatomia Radiológica e as tecnologias recentes, como plataformas de ensino interativo, caracteriza-se como uma tendência a ser seguida na esfera educacional, sendo as implicações desse processo ainda não muito debatidas. O Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Juiz de Fora iniciou o desenvolvimento de um atlas de anatomia vascular radiológica, o qual apresenta versões impressa e interativa. Possui imagens de angiotomografias computadorizadas feitas em aparelhos multislice de 16 a 128 canais, sendo as imagens de arquivo pessoal dos organizadores. O atlas promove a identificação das estruturas vasculares em questão e propicia a integração do conhecimento adquirido em salas de aula com a visualização de exames de imagem complementares rotineiros. A indiscutível presença de exames de imagem adicionais na rotina dos profissionais da saúde atuais faz com que seja válida a estratégia de integração entre o método tradicional de ensino e as práticas ativas de aprendizagem, as quais vêm ganhando destaque recentemente, devido a sua efetividade na fixação de conhecimentos.

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Biografia do Autor

Gustavo Bittencourt Camilo, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde Juiz de Fora (Suprema/JF), Departamento de Imagenologia, Anatomia I e Anatomia II, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde Juiz de Fora – Suprema (FCMS/JF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

José Otávio Guedes Junqueira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); professor Adjunto IV do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Henrique Guilherme de Castro Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; professor titular do Departamento de Anatomia e professor do Curso de Pós-Graduação em Periodontia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Alice Belleigoli Resende, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Saúde pela Faculdade de Medicina/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil; especialista em Educação para as Profissões da Saúde pelo Instituto Regional FAIMER Brasil (Brasil-FRI), Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; professora adjunta do Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

André Gustavo Fernandes de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Neurociências pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; professor adjunto do Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Pedro de Freitas Batista Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Gabriela Cumani Toledo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Médica Radiologista; mestre em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Matheus Cruz Ferraro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Thais Bandeira de Oliveira Junqueira, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema), Juiz de Fora, MG, Brasil.

Médica formada na Faculdade de Ciências médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

Bruna Bandeira de Oliveira Junqueira, Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Faculdade de Medicina, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), em Juiz de Fora, MG, Brasil.

 

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

Bittencourt Camilo, G., Guedes Junqueira, J. O., de Castro Teixeira, H. G., Belleigoli Resende, A., Fernandes de Oliveira, A. G., Batista Mendes, P. de F., Cumani Toledo, G., Cruz Ferraro, M., Bandeira de Oliveira Junqueira, T., & Bandeira de Oliveira Junqueira, B. (2021). Anatomia Radiológica Vascular e desenvolvimento de plataformas de ensino interativo. Scientia Medica, 31(1), e36944. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.36944

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde