Percepções de estudantes de enfermagem sobre práticas educativas em imunização de adultos com o uso de Simulação Clínica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2019.3.34267Palavras-chave:
Simulação, ensino de enfermagem, atenção primária a saúde, estudantes de enfermagem.Resumo
OBJETIVO: Identificar e comparar as percepções de estudantes sobre práticas educativas no ensino de imunização de adultos.
MÉTODO: Estudo observacional, descritivo, comparativo, realizado com estudantes de enfermagem. Estes foram alocados em um grupo de estratégias tradicionais (exposição dialogada e simulação clínica para treino de habilidades) e grupo que se associava a simulação clínica de alta-fidelidade. Após receberem as intervenções, foi aplicada a versão portuguesa do Educational Practices Questionnaire.
RESULTADOS: O estudo foi realizado com 34 estudantes de enfermagem. O grupo em que foi associada a simulação clínica de alta-fidelidade apresentou médias superiores em sete dos oito domínios das subescalas de concordância e importância, com significância estatística na subescala de importância, no domínio “maneiras diferentes de aprendizagem” (p=0,018).
CONCLUSÃO: A estratégia da simulação clínica de alta-fidelidade pontua os requisitos de uma boa prática educacional na medida em que proporciona uma aprendizagem ativa, colaborativa, diferente das estratégias tradicionais e por proporcionar expectativas positivas aos estudantes.
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