Perfil dos atendimentos realizados por uma Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Sul

Autores

  • Denise Casagrande Prefeitura Municipal de Ijuí/RS
  • Marinês Tambara Leite UFSM
  • Bruna Stamm Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

ASSISTÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR, SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA, UNIDADES MÓVEIS DE SAÚDE, ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA, SOCORRO DE URGÊNCIA, SAMU.

Resumo

OBJETIVOS: Descrever o perfil dos atendimentos realizados por uma Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Sul, com intuito de contribuir com o planejamento e organização dos serviços móveis de emergência. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal retrospectivo, com abordagem quantitativa, no Município de Ijuí, estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados nos boletins de atendimento do período de setembro de 2011 a agosto de 2012, submetidos à análise estatística descritiva e apresentados em números absolutos e percentuais. RESULTADOS: Foram analisados 624 boletins de atendimento e os resultados apontam que os chamados por socorro predominam, embora o transporte apresente uma demanda significativa. As causas cardiovasculares, respiratórias e neurológicas foram prevalentes nos motivos clínicos, já no motivo traumático a causa mais frequente foi a colisão de trânsito. A maioria das solicitações originou-se do domicílio e grande parte da população era do sexo masculino, na faixa etária dos 60-79 anos. O turno da madrugada apresentou menor percentual de chamados. Os procedimentos mais realizados foram oximetria de pulso, oxigenação, punção de acesso venoso periférico, imobilização em prancha longa e colocação de colar cervical. O hospital local se constituiu no principal destino dos pacientes. CONCLUSÕES: Os atendimentos realizados pela Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade de Ijuí incluíram predominantemente homens entre 60 e 79 anos acometidos por doenças crônico-degenerativas. Os procedimentos realizados com maior frequência foram os de suporte básico de vida. Estes resultados devem direcionar a atualização dos profissionais e a organização dos serviços móveis de emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Casagrande, Prefeitura Municipal de Ijuí/RS

Enfermeira Assistencial do SAMU. Especialista em Gestão da Organização Pública em Saúde (UFSM/RS), especializanda em Urgência, Emergência e Trauma (Celer/SC).

Marinês Tambara Leite, UFSM

E

Bruna Stamm, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Publicado

2013-10-19

Como Citar

Casagrande, D., Leite, M. T., & Stamm, B. (2013). Perfil dos atendimentos realizados por uma Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Sul. Scientia Medica, 23(3), 149–155. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/13343

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)