Ser portador de diabetes 2: cuidando-se para continuar vivendo

Autores

  • Márcia Welfer
  • Marinês Tambara Leite

Resumo


Objetivo: Conhecer o que os pacientes diabéticos tipo 2 sabem sobre os cuidados que devem ter para manterem-se estáveis evitando complicações decorrentes dessa patologia.
Métodos: Este trabalho trata de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. A aquisição dos dados ocorreu entre março e abril de 2004, por meio de entrevista com onze portadores de diabetes, residentes no município de Ijuí/RS. Para a análise das informações procedeu-se a ordenação, classificação dos dados e análise final.
Resultados: Os dados foram agrupados em duas categorias de análise: a primeira aborda questões referentes ao conhecimento dos pacientes portadores de diabetes acerca do auto cuidado e a segunda categoria aborda sobre quem fornece as informações e orientações.
Discussão: O estudo possibilitou identificar que os pacientes portadores de diabetes vivenciam modificações em seu cotidiano, para a manutenção da estabilidade da doença, especialmente em respeito à alimentação. Os profissionais de saúde tem importante função, realizando orientações, esclarecimentos e fornecendo suporte necessário para esses pacientes.
UNITERMOS: DIABETES MELLITUS TIPO II; COOPERAÇÃO DO PACIENTE; PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE; HÁBITOS ALIMENTARES; EDUCAÇÃO DO PACIENTE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Welfer, M., & Leite, M. T. (2006). Ser portador de diabetes 2: cuidando-se para continuar vivendo. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1561

Edição

Seção

Artigos Originais