Perfil do carcinoma hepatocelular em pacientes portadores de hepatopatia crônica pelo vírus C

Autores

  • Carlos Kupski FAMED
  • Gustavo Rigon Narciso FAMED-HSL
  • Lucas Spadari Maggioni HSL
  • Lysandro Alsina Nader FAMED-HSL

Palavras-chave:

CARCINOMA HEPATOCELULAR, HEPATITE C CRÔNICA, EPIDEMIOLOGIA, ALFA-FETOPROTEÍNAS.

Resumo

Objetivos: Determinar o perfil dos pacientes com diagnóstico de carcinoma hepatocelular (CHC) associado à hepatopatia crônica pelo HCV no HSLPUCRS. Métodos: Estudo transversal de dados obtidos através da revisão de prontuários. Foram analisados num período de 24 meses os prontuários dos pacientes que tiveram alfa-fetoproteína dosada no Laboratório de Patologia Clínica do HSL. Incluídos aqueles que tiveram diagnóstico de CHC associado à infecção pelo HCV. Resultados: Foram identificados 28 casos de CHC relacionados à infecção pelo HCV. Todos os pacientes apresentavam evidências de hepatopatia crônica. Entretanto, 28,5% eram assintomáticos. O tipo não invasivo de diagnóstico foi empregado em 64,3% dos casos. O nível sérico da alfa-fetoproteína encontravase superior a 400 ng/mL em 67,8% dos pacientes. No exame de imagem 78,5% eram do tipo nodular e 57,1% se localizavam no lobo hepático direito. Em 25% o diagnóstico foi feito em estágio precoce, permitindo abordagem terapêutica com intenção curativa. Em metade dos pacientes nenhum tipo de tratamento específico contra o tumor foi empregado, por se tratar de neoplasia avançada. Conclusões: O perfil dos pacientes com CHC e hepatopatia crônica pelo HCV diagnosticados no HSL-PUCRS é semelhante ao de outras populações ocidentais descritas na literatura. Dois dados diferem da literatura: a alta percentagem de CHC diagnosticados ainda com possibilidade de tratamento com intenção curativa e a maior percentagem de casos diagnosticados em pacientes assintomáticos. DESCRITORES: CARCINOMA HEPATOCELULAR; HEPATITE C CRÔNICA/epidemiologia;ALFA-FETOPROTEÍNAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Kupski, FAMED

Médico Gastroenterologista. Professor adjunto do Departamento de Medicina Interna da FAMED-PUCRS. Mestre em Gastroenterologia pela UFRGS. Doutor em Clínica Médica pela PUCRS. Chefe dos Serviços de Gastroenterologia e Medicina Interna do HSL-PUCRS.

Gustavo Rigon Narciso, FAMED-HSL

Médico Residente do Serviço de Gastroenterologia do HSL–PUCRS

Lucas Spadari Maggioni, HSL

Médico Gastroenterologista do HSL–PUCRS. Mestrando em Clínica Médica do Curso de Pós-Graduação em Medicina e Ciencias da Saúde da PUCRS.

Lysandro Alsina Nader, FAMED-HSL

Médico Residente do Serviço de Gastroenterologia do HSL–PUCRS

Como Citar

Kupski, C., Narciso, G. R., Maggioni, L. S., & Nader, L. A. (2007). Perfil do carcinoma hepatocelular em pacientes portadores de hepatopatia crônica pelo vírus C. Scientia Medica, 16(4), 157–161. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1614

Edição

Seção

Artigos Originais