Comportamento da hepatite viral C nos pacientes em programa de hemodiálise do Hospital São Lucas da PUCRS

Autores

  • Fabiane P. Callegaro Irleu I. Callegaro Araci M. P. Callegaro
  • Carlos Kupski
  • Roberto C. do Nascimento
  • Virgínia M. Schmitt

Palavras-chave:

Hepatite viral C

Resumo


Objetivos: Avaliar a prevalência de anticorpos positivos para hepatite C nos pacientes em programa de hemodiálise e realizar o seguimento desta amostra de pacientes em programa de hemodiálise, quanto à permanência em hemodiálise, realização de transplante renal, mortalidade e influência do vírus da hepatite C sobre mortalidade entre aqueles com PCR para HCV-RNA positivo.
Métodos: Foram identificados os pacientes em programa de hemodiálise no Hospital São Lucas da PUCRS em maio de 2006, analisando a sorologia positiva para hepatite C, através de anti-HCV reagente. Também foram estudados, retrospectivamente, 71 pacientes que estavam em hemodiálise no período de 2000 a 2002 e que participaram de estudo prévio a respeito de prevalência de anti-HCV positivo e/ou HCV-RNA positivo. Foi realizado o seguimento destes pacientes através de revisão de prontuário médico. Os resultados foram apresentados de forma descritiva e comparados com a literatura.
Resultados: Setenta pacientes estavam em programa de hemodiálise no mês de maio de 2006, entre os quais 7 (10%) tinham anticorpos positivos para hepatite C. Dos 71 pacientes que participaram do estudo entre 2000 e 2002, 24 (33,8%) permaneciam em acompanhamento no HSL-PUCRS, sendo que 12 (16,9%) em programa de hemodiálise e 12 (16,9%) realizaram transplante renal. Vinte e dois pacientes (31%) foram a óbito, sendo que as causas mais freqüentes foram as cardiovasculares (36,3%). Vinte e cinco pacientes (35,2%) perderam o vínculo com a instituição. Entre os 71 pacientes, 15 apresentavam anticorpos para o vírus C e 7 tinham a sorologia (anti-HCV) negativa. Entretanto, a detecção do HCV–RNA era positiva. Os restantes tinham tanto anti-HCV quanto HCV-RNA negativos.
Conclusões: A prevalência atual de anticorpos positivos para hepatite C nos pacientes em hemodiálise não se alterou significativamente em relação ao período de 2002. Não foi possível identificar influência da infecção pelo vírus da hepatite C na mortalidade e no prognóstico dos pacientes em programa de hemodiálise. A causa de óbito mais freqüentemente encontrada foi a cardiovascular.
DESCRITORES: HEPATITE C; PREVALÊNCIA; ANTICORPOS ANTI-HEPATITE C; UNIDADES HOSPITALARES DE HEMODIÁLISE; HEMODIÁLISE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane P. Callegaro, Irleu I. Callegaro Araci M. P. Callegaro

Graduação em medicina pela UFRGS, residência médica em clínica médica pela PUCRS.

Carlos Kupski

PhD. Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS. Chefe dos Serviços de Gastroenterologia e Medicina Interna do HSL-PUCRS.

Roberto C. do Nascimento

Especialista em Gastroenterologia pela PUCRS. Mestrando em Gastroenterologia pela UFRGS.

Virgínia M. Schmitt

PhD. Professora Titular e Coordenadora do Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia e Coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS.

Como Citar

Callegaro, F. P., Kupski, C., Nascimento, R. C. do, & Schmitt, V. M. (2007). Comportamento da hepatite viral C nos pacientes em programa de hemodiálise do Hospital São Lucas da PUCRS. Scientia Medica, 16(3), 115–118. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1588

Edição

Seção

Artigos Originais