Hábitos e estratégias para a realização da lição de casa e variáveis demográficas em estudantes do Ensino Fundamental II

Autores

  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.22729

Palavras-chave:

Lição de casa, Aprendizagem autorregulada, Estratégias de aprendizagem.

Resumo

Descrever os hábitos e estratégias relativas à realização da lição de casa e identificar diferenças em relação a variáveis como idade, estado, gênero e ano escolar foram os objetivos do presente estudo. Participaram 426 alunos, entre 10 e 17 anos, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas do interior de São Paulo e da Bahia. Os dados foram coletados mediante um questionário de identificação e uma escala do tipo Likert. Os resultados evidenciaram que os escolares apresentaram bons hábitos e estratégias relativas à lição de casa. Diferenças significativas emergiram somente em relação à idade e ao estado no qual os alunos residiam. Não foram encontradas diferenças significativas em razão do gênero e da progressão escolar.

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Biografia do Autor

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco e docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Santo Antônio de Jesus. Pós-doutorado em Educação pela Unicamp e Líder do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (LABIAP) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp-Unicamp).

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga. Ph.D em Educação pela University of Southern Califórnia. Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp-Unicamp). Bolsista produtividade do CNPq.

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Publicado

2016-05-12

Como Citar

Suehiro, A. C. B., & Boruchovitch, E. (2016). Hábitos e estratégias para a realização da lição de casa e variáveis demográficas em estudantes do Ensino Fundamental II. Psico, 47(2), 132–139. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.22729

Edição

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