Produção científica da avaliação da leitura no contexto escolar

  • Neide de Brito Cunha
  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro
  • Evelin Zago Oliveira
  • Silvia Verônica Pacanaro
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco
Palavras-chave: leitura, avaliação psicológica, produção científica

Resumo

O presente estudo investigou a produção científica voltada à avaliação da leitura no contexto escolar nos anos de 1996 a 2005. Foram analisados 33 artigos de 12 periódicos classificados como A Nacional segundo o QUALIS da CAPES. Os resultados evidenciaram um aumento das publicações nos últimos cinco anos. Houve ainda, a predominância de pesquisas provindas da região Sudeste e o uso da autoria múltipla. No que se refere à formação dos autores, houve a predominância de doutores. Quanto à amostra, os alunos do ensino fundamental e os universitários foram os mais estudados. Por fim, as análises evidenciaram que dentre os instrumentos, a técnica de Cloze foi a mais utilizada. O presente estudo revela a necessidade de pesquisas voltadas à avaliação da leitura, principalmente no que diz respeito à qualidade dos instrumentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco
(5) Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP e Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco/ Itatiba. Bolsista produtividade do CNPq.
Publicado
2009-04-16
Como Citar
Cunha, N. de B., Suehiro, A. C. B., Oliveira, E. Z., Pacanaro, S. V., & Angeli dos Santos, A. A. (2009). Produção científica da avaliação da leitura no contexto escolar. Psico, 40(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/2046
Seção
Artigos