Estilos de aprendizagem e desempenho acadêmico de universitários de administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.36154

Palavras-chave:

estilo de aprendizagem, desempenho acadêmico, tecnologia da informação, universitários, administração de empresas

Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar a relação entre os estilos de aprendizagem em situações de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o desempenho acadêmico de estudantes universitários de administração. A amostra foi composta por 286 estudantes de administração, com idades entre 18 e 43 anos (M = 21,97; DP = 3,10), sendo 53,15% do gênero feminino. Os dados sobre estilos foram coletados por meio da Escala de Estilos de Aprendizagem em Situações de Uso de Tecnologias; os dados sobre desempenho acadêmico, por sua vez, foram obtidos com base em avaliações realizadas em uma disciplina de graduação em administração, utilizando a metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas (PBL). Os resultados indicaram que o desempenho acadêmico dos estudantes de administração não dependeu de seus estilos de aprendizagem, possivelmente em função da diversidade de atividades realizadas no âmbito da metodologia ativa adotada.

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Biografia do Autor

Rodrigo Hipólito Roza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP. Brasil.

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco, em Campinas, SP, Brasil. Professor do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco. Professor do Centro  de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Hipólito Roza, R. ., & Angeli dos Santos, A. A. . (2020). Estilos de aprendizagem e desempenho acadêmico de universitários de administração. Psico, 51(3), e36154. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.36154

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