Validity evidence for the 4th edition of the Wechsler Intelligence Scale for Children

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.1.27002

Palavras-chave:

Inteligência, Teste de Cloze, Avaliação psicológica.

Resumo

This study aimed to find validity evidence for the WISC-IV through the relationship with external variables, analyzing possible associations between the factor indexes of the WISC-IV and a Cloze test that assesses reading comprehension. We evaluated 150 children ages 6-14 years, from the 1st to the 9th grade level. The statistical technique of structural equation modeling was applied through the program Analysis of Moment Structures (AMOS). According to the results the factor index that best predicts reading comprehension is verbal comprehension, revealing a strong association with crystallized cognitive abilities. The results show validity evidence favorable to the WISC-IV interpretations, helping to bring it closer to more contemporary instruments in the assessment of intelligence as proposed by the CHC model.

***Evidências de validade para a 4ª edição das Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças***

Este estudo teve como propósito buscar evidências de validade por meio da relação com variáveis externas para o WISC-IV, analisando possíveis associações entre os índices fatoriais do WISC-IV e o Teste de Cloze, que avalia a compreensão de leitura. Foram avaliadas 150 crianças com idades entre 6 a 14 anos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Recorreu-se à técnica estatística modelagem de equações estruturais, por meio do programa Analysis of Moment Structures – AMOS. De acordo com os resultados encontrados o índice fatorial que mais prediz a compreensão de leitura é o de compreensão verbal, revelando forte associação com as habilidades cognitivas cristalizadas. Os resultados revelam evidências de validade favoráveis às interpretações do WISC-IV, contribuindo para aproximá-lo de instrumentos mais contemporâneos na avaliação da inteligência, como propõe o modelo CHC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ackerman, P. L., Beier, M. E., & Bowen, K. R. (2000). Explorations of crystallized intelligence completion tests, cloze tests, and knowledge. Learning and Individual Differences, 12, 105-121. https://doi.org/10.1016/S1041-6080(00)00034-0

Carroll, J. B. (1997). The three-stratum theory of cognitive abilities. In D. P. Flanagan, J. L. Genshaft, & P. L. Harrison (Orgs.). Contemporary intellectual assessment: Theories, tests and issues (pp. 122-130). Nova York: Guilford.

Cattell, R. B. (1971). Abilities: Their structure, growth, and action. Boston: Houghton Mifflin.

Chen, H., Keith, T. Z., Chen, Y., & Chang, B. (2009). What does the WISC-IV measure? Validation of the scoring and CHC-based interpretative approaches. Journal of Research in Education Sciences, 54(3), 85-108.

Cohen, R. J., Swerdlik, M. E., & Sturman, E. D. (2014). Testagem e avaliação psicológica: Introdução a testes e medidas. Porto Alegre: Artmed.

Figueiredo, V. L. M., Vidal, F. A. S., & Nascimento, E. (2012). A quarta edição das escalas Wechsler de inteligência. In E. Boruchovitch, A. A. A. Santos, & E. Nascimento. Avaliação psicológica nos contextos educativos e psicossocial (pp. 17-31). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Flanagan, D. P. & Ortiz, S. O. (2001). Essentials of cross-battery assessment. New York: John Wiley and Sons.

Flanagan, D. P. & McGrew, K. S. (1998). Interpreting intelligence tests from contemporary Gf-Gc theory: Joint confirmatory factor analysis of the WJ-R and KAIT in a non-white sample. Journal of School Psychology, 36(2), 151-182. https://doi.org/10.1016/S0022-4405(98)00003-X

Flanagan, D. P., Alfonso, V. C., & Reynolds, M. R (2013). Broad and narrow CHC abilities measured and not measured by the Wechsler Scales: Moving beyond within-battery factor analysis. Journal of Psychoeducational Assessment, 31(2), 202-223. https://doi.org/10.1177/0734282913478047

Flanagan, D. P., McGrew, K. S., & Ortiz, S. O. (2000). The Wechsler Intelligence Scales and Gf-Gc Theory. Boston: Allyn and Bacon.

Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W.C. (2009). Análise multivariada de dados (6ª ed.). Porto Alegre: Bookman.

Horn, J. L. (1985). Remodeling old theories of intelligence: Gf-Gc theory. In B. B. Wolman (Org.). Handbook of intelligence (pp. 267-300). Nova York: Wiley.

Joly, M. C. A. & Istome, A. C. (2008). Compreensão em leitura e capacidade cognitiva: estudo de validade do teste Cloze Básico – MAR. PSIC – Revista de Psicologia da Vetor Editora, 9(2), 219-228. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142008000200010

Kaufman, A. S., Flanagan, D. P., Alfonso, V. C., & Mascolo, J. T. (2006). Test review: Wechsler Intelligence Scale for Children, Fourth Edition (WISC-IV). Journal of Psychoeducational Assessment, 24(3), 278-295. https://doi.org/10.1177/0734282906288389

Keith, T. Z. & Reynolds, M. R. (2010). Cattell-Horn-Carroll abilities and cognitive tests: What we’ve learned from 20 years of research. Psychology in the Schools, 47(7), 635-650. https://doi.org/10.1002/pits.20496

Laros, J. A., Valentini, F., Gomes, C. M. A., & Andrade, J. M. (2014). Modelos de inteligência. In A. G. Seabra, J. A.

Laros, E. C. Macedo, & N. Abreu (Orgs.). Inteligência e funções executivas: avanços e desafios para a avaliação neuropsicológica (pp. 17-38). São Paulo: Memnon.

Lecerf, T., Rossier, J., Favez, N., Revert, I., & Coleaux, L. (2010). The four vs. alternative six-factor structure of the french WISC-IV: Comparison using confirmatory factor analyses. Swiss Journal of Psychology, 69(4), 221-232.

https://doi.org/10.1024/1421-0185/a000026

McGrew, K. S. & Flanagan, D. P. (1998). The intelligence test desk reference (ITDR): Gf-Gc cross-battery assessment. Needham Heihts: Allyn & Bacon.

McGrew, K. S. (2009). CHC theory and the human cognitive abilities project: Standing on the shoulders of the giants of psychometric intelligence research. Intelligence, 37(1), 1-10. https://doi.org/10.1016/j.intell.2008.08.004

Mota, M. M. P. E., Lisboa, R., Dias, J., Gontijo, R., Paiva, N., Mansur Lisboa, S., & Santos, A. A. A. (2009). Relação entre consciência morfológica e leitura contextual medida pelo teste de Cloze. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22, 223-229. https://doi.org/10.1590/S0102-79722009000200008

Oliveira, K. L., Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. (2008). Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Paidéia, 18(41), 531-540. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300009

Primi, R. (2003). Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. Avaliação Psicológica, 2(1), 67-77. Recuperado em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167704712003000100008&lng=pt&tlng=pt.

Rueda, F. J. M. & Muniz, M. N. (2012). Teste dos cubos para avaliação do raciocínio visuoespacial: Manual técnico. São Paulo, SP: Vetor.

Rueda, F. J. M., Sisto, F. F., Santos, A. A. A., Noronha, A. P. P., & Castro, N. (2012). Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – 4ª edição (WISC-IV) – Estudos psicométricos brasileiros. São Paulo: Pearson.

Santos, A. A. A. (2005). O Cloze na avaliação da compreensão em leitura com alunos de 5ª a 8ª série. Manuscrito não publicado. Universidade São Francisco.

Santos, A. A. A. & Oliveira, E. Z. (2010). Avaliação e desenvolvimento da compreensão em leitura no ensino fundamental. Psico-USF, 15(1), 81-91. https://doi.org/10.1590/S1413-82712010000100009

Santos, A. A. A., Sisto, F. F., & Noronha, A. P. P. (2010). TONI 3 – Forma A e Teste de Cloze: Evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(3), 399-405. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000300002

Schelini, P. W. (2006). Teoria das inteligências fluida e cristalizada: início e evolução. Estudos de Psicologia, 11(3), 323-332. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2006000300010

Schneider, W. J. & McGrew, K. (2012) The Cattell-Horn-Carroll model of intelligence. In D. Flanagan & P. Harrison (Eds.). Contemporary intellectual assessment: Theories, tests, and issues (3rd ed.) (pp. 99-144). New York: Guilford.

Sternberg, R. J. (2000). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed. Urbina, S. (2007). Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed.

Vanderwood, M. L, McGrew K. S., Flanagan, D. P., & Keith, T. Z. (2002). The contribution of general and specific cognitive abilities to reading achievement. Learning and Individual Differences, 13, 159-188. https://doi.org/10.1016/S1041-6080(02)00077-8

Wechsler, D. (1991). Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-III): Manual. San Antonio: The Psychological Corporation.

Wechsler, S. M. & Schelini, P. W. (2006). Bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson III: validade de construto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(3), 287-296. https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000300005

Downloads

Publicado

2018-04-04

Como Citar

Angeli dos Santos, A. A., Muniz, M., Marin Rueda, F. J., & Martins, R. M. M. (2018). Validity evidence for the 4th edition of the Wechsler Intelligence Scale for Children. Psico, 49(1), 1–11. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.1.27002

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)