Mães adotivas e genéticas: habilidades, insegurança e apoio percebido

  • Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues UFES
  • Rosana Suemi Tokumaru UFES
  • Thalita Novaes de Amorim UFES
Palavras-chave: Habilidades Sociais Educativas, Apoio Percebido, Adoção

Resumo

Mães genéticas (50) e adotivas (36) foram comparadas quanto à expressão de habilidades sociais educativas (HSE) e de sentimentos de insegurança. Buscaram-se correlações entre estas e o apoio do pai, da família extensa e de não parentes. Não houve diferença entre mães adotivas e genéticas nas HSE, mas houve diferença no sentimento de insegurança. Considerando as mães em conjunto, houve diferença significativa entre as HSE sendo relatada menor habilidade em “Estabelecer limites” e “Lidar com críticas” e maior habilidade em “Responder a Elogios”. Houve correlação positiva entre algumas HSE e o apoio do pai e da família extensa materna. Concluímos que a condição da adoção não apresenta influência sobre a expressão das HSE maternas, contudo, o apoio recebido parece influenciar positivamente a expressão de algumas delas. A condição de adoção parece ser acompanhada de maior sentimento de insegurança.

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Biografia do Autor

Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues, UFES
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo Endereço para correspondência: Rua José Luiz Gabeira, 131, apto 102, Barro Vermelho. Vitória, ES. Cep: 29057-570. email: [email protected]
Rosana Suemi Tokumaru, UFES
Professora Dra. do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas e Naturais, da Universidade Federal do Espírito Santo
Thalita Novaes de Amorim, UFES
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo
Publicado
2009-08-24
Como Citar
Rodrigues, A. B. C. H., Tokumaru, R. S., & Amorim, T. N. de. (2009). Mães adotivas e genéticas: habilidades, insegurança e apoio percebido. Psico, 40(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3799
Seção
Artigos