Práticas Educativas Parentais e Habilidades Sociais de Adolescentes de Diferentes Configurações Familiares

Autores

  • Vanessa B. R. Leme Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda A. P. Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Susana Coimbra Universidade do Porto

Palavras-chave:

Comportamento parental, Configuração familiar, Habilidades sociais, Adolescência.

Resumo

Este estudo analisa a relação entre a percepção sobre práticas educativas maternas e sobre as próprias habilidades sociais em adolescentes de diferentes configurações familiares, bem como a influência do gênero sobre essa avaliação. Participaram 454 adolescentes de famílias nucleares, monoparentais e recasadas do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estilos Parentais (IEP); Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Análises de variância indicaram que a configuração familiar não exerceu influência nas práticas educativas maternas. Os adolescentes de famílias recasadas apresentaram mais habilidades sociais de abordagem afetiva que os adolescentes de famílias nucleares e monoparentais; as mães foram mais inconsistentes e negligentes com as filhas e utilizavam mais monitoria positiva com os filhos; as garotas foram mais empáticas que os rapazes. De forma geral, o estudo sugere que as transições familiares não tem impacto negativo em várias dimensões do desenvolvimento saudável dos adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa B. R. Leme, Universidade Federal de São Carlos

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

Zilda A. P. Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

Susana Coimbra, Universidade do Porto

Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Parto

Downloads

Publicado

2014-02-11

Como Citar

Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., & Coimbra, S. (2014). Práticas Educativas Parentais e Habilidades Sociais de Adolescentes de Diferentes Configurações Familiares. Psico, 44(4), 560–570. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/12559

Edição

Seção

Artigos