Compreensão de leitura: habilidades cognitivas e tipos de texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23417

Palavras-chave:

compreensão da leitura, habilidades cognitivas, tipos de texto

Resumo

Investigações acerca da compreensão de leitura vêm permitindo ampliar o conhecimento na área da leitura, demonstrando a contribuição de diversas habilidades metalinguísticas e cognitivas para seu desenvolvimento. Nesse sentido, este estudo buscou examinar quais habilidades metalinguísticas e cognitivas, avaliadas no início do ano letivo do segundo ano do Ensino Fundamental, poderiam ser associadas ao desenvolvimento da compreensão de leitura ao final do ano escolar, assim como a possível variação entre essas habilidades conforme a tipologia textual empregada. Foi avaliada a compreensão de leitura, nos tipos textuais narrativo e expositivo, e as seguintes habilidades: nomeação automatizada rápida, consciência fonológica no nível fonêmico, memória de trabalho, a habilidade verbal, vocabulário, consciência morfológica, precisão de leitura e de monitoramento da compreensão. Os resultados encontrados revelaram que a consciência fonêmica, a nomeação seriada rápida para objetos e o monitoramento contribuíram para a compreensão de leitura nos dois tipos de texto.

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Biografia do Autor

Carmen Lucia Gobel Coelho, Colégio Nossa Senhora das Dores

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduação em psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia. É psicóloga escolar do Colégio Nossa Senhora das Dores (Nova Friburgo - RJ) e atua na área de psicologia clínica como profissional liberal. Possui experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, destacando os seguintes temas: leitura, compreensão de texto e habilidades cognitivas relacionadas, e na área de psicologia clínica, atuando com psicoterapia psicanalítica.

Jane Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Psicologia Cognitiva pelo ISOP-Fundação Getúlio Vargas, doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford, Inglaterra e Estágio Pós-doutoral realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia Geral e Experimental e da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Nível 2 do CNPq, tem como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. Seus temas de interesse são: construção de conceitos matemáticos; aprendizagem da língua escrita e dificuldades de aprendizagem.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Coelho, C. L. G., & Correa, J. (2017). Compreensão de leitura: habilidades cognitivas e tipos de texto. Psico, 48(1), 40–49. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23417

Edição

Seção

Artigos