Imagem Pública e Eficácia da Mensagem Junto da Audiência

  • Gabriela Gonçalves Universidade do Algarve
  • Joana Vieira dos Santos Universidade do Algarve
  • Alexandra Isabel Cabral da Silva Gomes Universidade do Algarve
  • Jean-Christophe Giger Universidade do Algarve
  • Alejandro Orgambídez-Ramos Universidade do Algarve
Palavras-chave: Formação de impressões, comunicação persuasiva, adesão.

Resumo

O presente estudo avalia o efeito da aparência física de políticos na adesão a uma mensagem política e à avaliação da personalidade recorrendo unicamente ao canal visual. Duzentos participantes de ambos os géneros, foram distribuídos aleatoriamente por 8 condições. Foram usados quatro políticos com duas fotos cada. Uma das fotos apresentava uma imagem cuidada enquanto a outra foto apresentava uma imagem descuidada de cada um desses políticos. Cada participante apenas viu uma das 8 imagens possíveis. Era nossa expetativa que os participantes das condições imagem cuidada apresentassem maior nível de concordância com a mensagem política do que os participantes que observaram fotos dos mesmos políticos mas com imagem descuidada. De acordo com as nossas expetativas os participantes das condições imagem cuidada, avaliaram o político como tendo melhor aparência, uma personalidade mais favorável e apresentaram maior nível de adesão à mensagem política.

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Publicado
2012-12-19
Como Citar
Gonçalves, G., dos Santos, J. V., Gomes, A. I. C. da S., Giger, J.-C., & Orgambídez-Ramos, A. (2012). Imagem Pública e Eficácia da Mensagem Junto da Audiência. Psico, 44(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11420
Seção
Artigos