As Implicações da Psicoterapia Pessoal na Formação em Psicologia

Autores

  • Giselda Faes Kichler Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernanda Barcellos Serralta Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.12531

Palavras-chave:

Psicoterapia pessoal. Formação em psicologia. Estágio em psicologia.

Resumo

Este estudo investigou as percepções de universitários sobre a psicoterapia pessoal e sua influência na formação em Psicologia. A investigação teve duas etapas: 1) levantamento quantitativo sobre a prática e importância da psicoterapia pessoal entre os estudantes (n = 59) de estágio profissional em Psicologia; 2) depoimentos sobre a psicoterapia pessoal e sua relação com a formação do psicólogo, com quatro alunos que realizavam psicoterapia pessoal. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva e os qualitativos através de análise de conteúdo. Verificou-se
que 84,7% dos estudantes tinham feito ou estava fazendo psicoterapia pessoal, sendo que 98,3% consideraram a psicoterapia pessoal extrema ou muito importante para a formação do psicólogo. Os resultados indicam que a busca da psicoterapia pessoal está vinculada às práticas de estágio e complementa a formação acadêmica, ao promover autoconhecimento, auxiliar no desenvolvimento da escuta e a compreensão de processos intersubjetivos, e favorece a integração entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Giselda Faes Kichler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Psicológa, egressa do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Fernanda Barcellos Serralta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Kichler, G. F., & Serralta, F. B. (2014). As Implicações da Psicoterapia Pessoal na Formação em Psicologia. Psico, 45(1), 55–64. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.12531

Edição

Seção

Artigos