Michel Marie e a poesia do olhar

Autores

  • Eduardo Portanova Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3428

Palavras-chave:

Cinema, Michel Marie, Arte

Resumo

Professor da Universidade Sorbonne (III) e autor de livros já incorporados à cultura cinematográfica no âmbito acadêmico, como “Dicionário teórico e crítico de cinema” e “A estética do filme”, ambos em coautoria com Jacques Aumont, Michel Marie pode ser considerado, hoje, um dos principais teóricos franceses e mundiais da história do cinema. Acaba, ainda, de lançar, junto com Laurent Jullier, “Lires les images de cinéma”, pela Larousse, no qual apresenta as ferramentas da análise fílmica, considerando as escalas do plano, da seqüência e do filme, e reflexões sobre o Cinema Mudo, a Idade de Ouro dos gêneros, as lições de vida do classicismo, o cinema da modernidade, o segundo sopro de Hollywood e a era pós-moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Portanova, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando na Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Portanova, E. (2008). Michel Marie e a poesia do olhar. Revista FAMECOS, 14(33), 7–12. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3428

Edição

Seção

Como Ler Imagens