Brasil – eleições 2018: apontamentos sobre o imaginário “Lula é Haddad, é o povo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32593

Palavras-chave:

Brasil - Eleições 2018. Imaginário. Coligação “O Povo Feliz de Novo”.

Resumo

O presente estudo trata da campanha presidencial da Coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/PROS), que teve lugar no Brasil em 2018. O olhar para o material audiovisual utilizado na campanha de primeiro turno é precedido de ligeira contextualização que se constrói desde a reeleição de Dilma Rousseff à presidência da República (2014) e seu posterior impeachment (2016), até a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018. Debruçamo-nos sobre a noção de imaginário proposta por Michel Maffesoli, a qual nos permite aproximar a proposição geral da campanha – “Lula, Haddad e o Povo” – aos adventos do desejo de estar junto, do lúdico, do afetivo e do laço social.

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Biografia do Autor

Sandra Fischer Correio, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba/Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Pesquisadora associada ao GRUDES (PPGCom-UTP / CNPq). Bolsista CAPES/PROSUP.

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba/Paraná

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Pós-doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa JOR XXI da UTP.

Tarcis Prado Junior, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba/Paraná

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Pós-doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa JOR XXI da UTP.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Correio, S. F., Vaz, A., & Junior, T. P. (2019). Brasil – eleições 2018: apontamentos sobre o imaginário “Lula é Haddad, é o povo”. Revista FAMECOS, 26(3), e32593. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.32593

Edição

Seção

Pensamento Comunicacional

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