Atualizando sherlock holmes para o século XXI: uma análise estilística dos protagonistas da série sherlock
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.31119Palavras-chave:
Sherlock Holmes. Televisão. Estilo.Resumo
Neste artigo, objetivamos verificar a forma como os personagens das obras de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e Dr. Watson, são (re)construídos e (re-) apresentados para a televisão contemporânea na série Sherlock. Realizando uma análise estilística do episódio piloto, observamos os mecanismos de apresentação dos personagens, evidenciando os recursos estéticos e narrativos utilizados pelos criadores da série para “atualizar” os personagens para o século XXI. Entendemos que a indústria televisiva possui características bastante específicas que influenciam em seu estilo, ainda que algumas características se aproximem da indústria cinematográfica, o estilo televisivo tem sua história e especificidades. Com isso, demonstramos como a série dispõe de recursos audiovisuais para modernizar o método investigativo-dedutivo que tornou o personagem mundialmente conhecido.
Downloads
Referências
BBC ANNU AL REPORT and Accounts 2016/17. Disponível em: https://downloads.bbc.co.uk/aboutthebbc/insidethebbc/reports/pdf/bbc-annualreport-201617.pdf. Acesso em: 29 maio 2018.
BONFANTINI, Massimo A.; PRONI, Giampaolo. Suposição: sim ou não? Eis a questão. In: ECO, Umberto, SEBEOK, Thomas A (org.). O Signo de Três. Trad. Silvana Garcia. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.
BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Trad. Luis Carlos Borges. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
BIGNELL, Jonathan. The Police Series. Movie A Journal of Film Criticism, 2014 (E-BOOK).
BUTLER, Jeremy G. Television: Critical Methods and Applications. 4. ed. New York: Routledge, 2012.
CAWELTI, John G. Adventure, Mystery, and Romance: Formula Stories as Art and Popular Culture. Chicago: The University of Chicago Press, 1977. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226148700.001.0001
CAWELTI, John G. Televisuality: Style, Crisis, and Authority in American. New Brunswick: Rutgers University Press, 1995.
CAWELTI, John G. Welcome to the Viral Future of Cinema (Television). Cinema Journal, v. 45, n. 1, p. 90-97, 2005. https://doi.org/10.1353/cj.2006.0001
CARDWELL, Sarah. Television aesthetics: Stylistic analysis and beyond. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (eds.). Television aesthetics and style. New York: Bloomsbury Academic, 2013. p. 23-44. https://doi.org/10.5040/9781628928327.ch-001
DOYLE, Arthur Conan. Sherlock Holmes: Um estudo em Vermelho. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
DOYLE, Arthur Conan. Sherlock Holmes: O Signo dos Quatro. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
ESQUENAZI, Jean-Pierre. As séries televisivas. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
ELLISON, Hannah. ‘Nothing but the Truth’: Genre, Gender and Knowledge in the US Television Crime Drama 2005-2010. 318fls Thesis (Doctoral), Faculty of Arts and Humanities – School of Film, Television and Media Studies, University of East Anglia, Norwich, 2014.
IMDB. Internet Movie Database. Most Popular Crime TV Series. Disponível em: https://www.imdb.com/search/title?genres=crime&sort=moviemeter,asc&title_type=tv_series. Acesso em: 26 maio 2018.
IMDB. Internet Movie Database. Sherlock. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt1475582/?ref_=fn_al_tt_1. Acesso em: 29 maio 2018.
Genette, Gérard. Narrative Discourse. Ithaca: Cornell University Press, 1990.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. London: BFI, 1987.
JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock. Introduction. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (ed.). Television aesthetics and style. Nova York: Bloomsbury Academic, 2013. p. 1 -20.
JENN ER, Mareike. American TV Detective Dramas. Londres: Palgrave Mcmillan, 2016.
MITTELL, Jason. The qualities of complexity: Vast versus dense seriality in contemporary television. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (ed.). Television aesthetics and style. New York: Bloomsbury Academic, 2013. p. 45-56. https://doi.org/10.5040/9781628928327.ch-002
MILLS, Brett. What does it mean to call television ‘cinematic’?. In: JACOBS, Jason; PEACOCK, Peacock (ed.). Television aesthetics and style. Nova York: Bloomsbury Academic, 2013, p. 57-66. https://doi.org/10.5040/9781628928327.ch-003
MCALLER, Michael. Sherlock Holmes and the seacrh for truth: A diagnostic tale. Journal of Economic Surveys, v. 8 (4), p. 317–370, 1994. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-6419.1994.tb00106.x/full. Acesso em: 10 maio 2018. https://doi.org/10.1111/j.1467-6419.1994.tb00106.x
POE, Edgar. Os crimes da rua Morgue (1841). In: POE, Edgar. Antologia de contos extraordinários. Trad. Brenno Silveira. Rio de Janeiro: Besbolso, 2015. E-book.
PORTER, Lynnette. Smart, Sexy, And Technologically Savvy: (Re)Making Sherlock Holmes as a 21st-Century Superstar. In: LAVIGNE, Carlen (ed.). Remake Television: Reboot, Re-use, Recycle. Lanham: Lexington Books, 2014. p. 171-186. https://doi.org/10.1353/cj.2016.0019
PRIESTMAN, Martin. Introduction: crime fiction and detective fiction. In: PRIESTMAN, Martin (ed). The Cambridge Companion to Crime Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 1-7. https://doi.org/10.1017/ccol0521803993.001
ROGERS, Margaret. Arresting drama: The television police genre. SLEID, jul. 2008, pp. 78-84. Disponível em: https://sleid.cqu.edu.au/2008/SLEID_2008_220.pdf. Acesso em: 10 maio 2018.
SCAGGS, John. Crime Fiction. London and New York: Routledge, 2005.
SHERLOCK (TV serie – 1ª temporada). Criadores: Mark Gattis; Steven Moffat. Produtores executivos: Beryl Vertue; Sue Vertue. Intérpretes: Benedict Cumberbatch; Martin Freeman e outros. Música: David Arnold; Michael Price. Reino Unido: BBC; Hartswood Filmes, 2010 (2 discos, Blu-ray, 270 min). Baseado na obra de Arthur Conan Doyle. Sherlock. Rotten Tomatoes. Disponível em: https://www.rottentomatoes.com/tv/sherlock/. Acesso em: 29 maio 2018.
Sherlock enters New Year as global TV phenomenon. The Guardian. Disponível em: https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2015/dec/30/sherlock-enters-new-year-as-global-tv-phenomenon. Acesso em: 29 maio 2018.
Sherlock watched in more countries than any other BBC show. Radiotimes. Disponível em: http://www.radiotimes.com/news/2014-07-21/sherlock-watched-in-more-countries-than-any-other-bbc-show/. Acesso em: 29 maio 2018.
THOMPSON, Jon. Fiction, Crime, and Empire: Clues to Modernity and Postmodernism. Chicago: University of Illinois Press, 1993.
TODOROV, Tzvetan. Tipologia do romance policial. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
TRIBE, Steve. Sherlock Chronicles (BBC Books). Londres: Ebury Publishing, 2014.
VALLE, Elva. Repetição e seriados de tevê: análise do caráter investigativo em House, Supernatural e Criminal minds. 223f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. https://doi.org/10.31789/rpd-201808z20006
WARD, Peter. Picture Composition for Film and Television. 2. ed. Focal Press, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista FAMECOS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.