As mulheres em Godard: contrapontos à teoria feminista do cinema em Une Femme est une Femme (1961)

Autores

  • Rodrigo Cássio Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22912

Palavras-chave:

Análise fílmica, Cinema moderno francês, Feminismo

Resumo

A proposta deste artigo é revisitar a teoria do prazer visual de Laura Mulvey por meio de uma análise do filme Une femme est une femme (1961), de Jean-Luc Godard. O lançamento do filme ocorreu quase quinze anos antes de Mulvey publicar suas ideias, mas ele nos oferece um contraponto a algumas das principais teses da autora. A autoconsciência da narrativa, o estilo antiilusionista de Godard e uma protagonista feminina que controla a ação são elementos que desviam da teoria do olhar masculino no cinema. Desse modo, o filme traz à tona questões que a teoria feminista do cinema viria a discutir décadas depois do artigo de Mulvey, como no exemplo dos estudos de Ann Kaplan sobre as personagens femininas do cinema narrativo dos anos 1980. Para discutir essas questões, o artigo interpreta o filme de acordo com o referencial psicanalítico de Mulvey e Kaplan.

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Biografia do Autor

Rodrigo Cássio Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2014), defendeu tese na linha de pesquisa em Estética e Filosofia da Arte sobre os conceitos de barroco e neobarroco na contemporaneidade. Mestre em Comunicação Social (UFG, 2008-2010), estudou o cinema brasileiro dos anos 1990-2000 na linha de pesquisa em Mídia e Cultura. Possui bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (2003-2007) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005-2008). Desde 2012 é membro efetivo do corpo docente de Cinema e Audiovisual da UEG, curso que passou a coordenar em fevereiro de 2015. Já atuou como professor substituto na Universidade Federal de Goiás (2011-2012). É autor de publicações acadêmicas em revistas, livros e outras coletâneas, com destaque para o livro individual "Filmes do Brasil Secreto" (Editora da UFG, 2014).

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Oliveira, R. C. (2016). As mulheres em Godard: contrapontos à teoria feminista do cinema em Une Femme est une Femme (1961). Revista FAMECOS, 23(3), ID22912. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22912

Edição

Seção

Cinema