Videoclipe em tempos de reconfigurações

Autores/as

  • Marildo José Nercolini Universidade Federal Fluminense
  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5841

Palabras clave:

Videoclipe, internet, representação

Resumen

Desde sua origem na década de 1970, o videoclipe tem sido definido como um gênero eminentemente televisivo, que encontrou nos canais musicais, como a MTV, o seu principal veículo. Recentemente, porém, essa situação começou a modificar-se. Principalmente a partir do advento do Youtube, a internet tem se transformado em veículo fundamental para a divulgação dos videoclipes. Este trabalho se propõe a discutir o modo como esta mudança de circuito tem provocado modificações na produção, na estética e na própria audiência dos videoclipes. Para buscar entender a situação e apontar algumas de suas decorrências, analisamos os videoclipes de NX Zero, grupo de rock brasileiro, que tem na internet um suporte significativo de divulgação de seu trabalho.

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Biografía del autor/a

Marildo José Nercolini, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2009-09-22

Cómo citar

Nercolini, M. J., & Holzbach, A. D. (2009). Videoclipe em tempos de reconfigurações. Revista FAMECOS, 16(39), 50–56. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.39.5841

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Diversidad de la imagen visual