O dispositivo confessional no documentário e os seus efeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37567

Palavras-chave:

Dispositivo confessional, Identidade e subjetividade, Documentário brasileiro, Performance confessional

Resumo

O artigo aborda o ato da confissão em filmes e vídeos documentários. Trata-se de um falar de si para dispositivos de gravação de imagem e som, em uma relação dúbia de espelho e janela. Refletimos sobre as várias formas de ativação e atualização desses recursos, voltadas para as construções de identidades e de subjetividades, ensejadas por relações de conhecimento e de poder. O texto inspeciona algumas dessas formas em documentários brasileiros e destaca o sentido da performance confessional, como aspecto dominante.

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Biografia do Autor

Gilberto Alexandre Sobrinho, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, no Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Sobrinho, G. A. (2020). O dispositivo confessional no documentário e os seus efeitos. Revista FAMECOS, 27(1), e37567. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37567

Edição

Seção

Audiovisual