A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler

Autores

  • Adolpho Queiroz Universidade Metodista de São Paulo
  • Rose Mara Vidal de Souza Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8795

Palavras-chave:

João Goulart, marketing politico, propaganda política

Resumo

Este estudo tem como objetivo propor uma análise do modo como se constrói a representação da imagem eleitoral de João Goulart, sob a ótica da propaganda política no cinema brasileiro no período pós-ditadura. Para a realização desse objetivo contamos com o longa-metragem de Silvio Tendler de 1984, intitulado Jango. Cremos que este estudo se justifica por contribuir para identificar, compreender e mapear o imaginário da sociedade brasileira sobre João Goulart. Para o desenvolvimento do tema foram analisadas teorias de marketing político, propaganda ideológica e persuasão. A pesquisa foi norteada pelo método qualitativo e aplicadas as técnicas de pesquisa histórica e estudo de caso. Concluímos que o filme de Silvio Tendler reconstruiu a imagem de João Goulart ressaltando seu papel na luta pelas reformas de base. A mistificação de Jango foi exposta no documentário expositivo.

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Biografia do Autor

Adolpho Queiroz, Universidade Metodista de São Paulo

Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.

Rose Mara Vidal de Souza, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

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Como Citar

Queiroz, A., & Souza, R. M. V. de. (2011). A propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Silvio Tendler. Revista FAMECOS, 18(1), 23–40. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8795