Campanhas online e twitter: a interação entre campanhas e eleitores nas eleições presidenciais brasileiras de 2010

Autores

  • Camilo de Oliveira Aggio POSCOM/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.22088

Palavras-chave:

Campanhas online, Eleições, Twitter

Resumo

Desde 1996, pesquisadores se debruçam sobre especulações de ordem teórica e exames empíricos para refletir sobre quais os ganhos democráticos e estratégicos da interação direta, via tecnologias digitais entre candidatos e partidos com eleitoresEspecificamente, a pesquisa aqui apresentada pretende avaliar a frequência de uso de recursos interativos por candidatos à presidência do Brasil em 2010 no Twitter, além de propor e aplicar uma metodologia que permita aferir com precisão o quão efetivas foram tais interações e com quais finalidades políticas e estratégicas foram empregadas. Conclui-se que os três principais candidatos à presidente do Brasil em 2010 apresentaram índices significativos de interação. No entanto, a comunicação horizontal das campanhas não serviu majoritariamente à discussão de ideias, posicionamentos e projetos políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo de Oliveira Aggio, POSCOM/UFBA

Doutor em Comunicação e Política e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Coontemporâneas/UFBA. Especialista em campanhas online

Referências

AGGIO, Camilo. Campanhas on-line: o percurso da formação das questões, problemas e configurações a partir da literatura produzida entre 1992 e 2009. In: MARQUES, F. P. J. A.; SAMPAIO, R. C ; AGGIO, Camilo (Org.). Do clique à urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil. 1. ed. Salvador: EDUFBA, v.1, p. 290-350, 2013.

ARAGÓN, Pablo; KAPPLER, Karolin Eva; KALTENBRUNNER, Andreas; LANIADO, David; VOLKOVICH, Yana. Communication Dynamics in Twitter During Political Campaigns: The Case of the 2011 Spanish National Election. Policy and Internet. v.5, n.2, p. 183-206, 2013.

BAXTER, Graeme; MARCELLA, Rita. Online Parliamentary Election Campaigns in Scotland: A decade of Research. E-Journal of eDemocracy and Open Government, v.5, n.2, p. 107-127, 2012.

BRUNS, Axel; HIGHFIELD, Tim. Political Networks on Twitter. Information, Communication & Society, v.5, n.16, p. 667-691, 2013.

BURSON-MARSTELLER. Twiplomacy. Disponível em: http://brasil.bm.com/releases/twitter-e-a-rede-social-favorita-dos-lideres-do-governo/. Acesso em: 08 out. 2015.

CARLSON, Tom; GÖRAN, Djupsund. Old Wine in New Bottles? The 1999 Finnish Election Campaign on the Internet. The Harvard International Journal of Press/Politics; v.6, n.1, p. 68-87, 2001.

CONWAY, Bethany Anne; KENSKI, Kate; WANG, Di. Twitter Use by Presidential Primary Candidates During the 2012 Campaign. American Behavioral Scientist, v.57, n.11, p. 1596-1610, 2013.

DAVIS, Richard; OWEN, Diana. New Media and American Politics. Oxford: Oxford University Press, 1998.

DRUCKMAN, James N.; KIFER, Martin J; PARKIN, Michael. The Technological Development of Congressional Candidate Websites: How and Why Candidates Use Web Innovations. Social Science Computer Review; v.25, n.4, p. 425-442, 2007.

ENLI, Gunn Sara; SKOGERBO, Eli. Personalized Campaigns in Party-Centred Politics. Information, Communication & Society, v.16, p. 5, p. 1-18, 2013.

FARNSWORTH, Stephen J.; OWEN, Diana. Internet use and the 2000 presidential election. Electoral Studies, v.23, n.3, p. 415-429, 2004.

FERNANDEZ, Rogério Garcia. Campanhas Eleitorais Brasileiras na Internet. Dissertação.2005. 145 f. (Mestrado em Ciência Política do Instituto de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas, 2005.

GIBSON, Rachel K.; MARGOLIS; RESNICK, Michael; WARD, Stephen J. Election campaigning on the www in the USA and UK: A Comparative Analysis. Party Politics, v.9, n.1, p. 47-75, 2003.

GOMES, W. S.; FERNANDES, Breno; REIS, Lucas; SILVA, Tarcizio. "Politics 2.0": A campanha on-line de Barack Obama em 2008. In:

MARQUES, F. P. J. A.; SAMPAIO, Rafael C.; AGGIO, Camilo (Org.). Do clique à urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EDUFBA, p. 63-90, 2013.

GOMES, W.; REIS, Lucas; DUARTE, Marília; MARQUES, Maurício. O Twitter na campanha eleitoral de 2010. Anais do IV Congresso da Compolítica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

GRAHAM, Todd; BROERSMA, Marcel; HAZELHOFF, Karin; van’t Haar,

GUIDO. Between Broadcasting Political Message and Interacting with Voters. Information, Communication & Society, v.16, n.5, p. 692-716, 2013.

GRUSELL, Marie; NORD, Lars. Three Attitudes to 140 Characters: The Use and Views of Twitter in Political Party Communications in Sweden. Public Communication Review. v.2, n.2, p. 48-61, 2012.

HOLOTESCU, Carmen; GROSSECK, Gabriela; BRAN, Ramona; GUTU, Dorina. The Influence of Communication in 140 Characters on Romanian Presidential Elections. Disponível em: http://www.ris.uvt.ro/wp-content/uploads/2010/11/holotescuetal_ris13.pdf. Acesso em: 8 out. 2015.

HOWARD, Philip N. Deep Democracy, Thin Citizenship: The Impact of Digital Media in Political Campaign Strategy. In: Annals of the American Academy of Political and Social Science 597, 2005.

KLINGER, Ulrike. Mastering the Art of Social Media: Swiss parties, the 2011 national election and digital challenges. Information, Communication & Society. v.16, n.5, p. 717-736, 2013.

KLUVER, Randolph. Political Culture and Information Technology in the 2001 Singapore General Election. Political Communication, v.21, n.4, p. 435-458, 2004.

LUSOLI, Wainer; WARD, Janelle. "Politics Makes Strange Bedfellows": The Internet and the 2004 European Parliament Election in Britain. The Harvard International Journal of Press/Politics; v.10 n.4, p. 71-97, 2005.

MACNAMARA, Jim; KENNING, Gail. E-electioneering 2010: Trends in social media use in Australian political communication. Disponível em: https://www.academia.edu/830297/E-electioneering_2010_Trends_in_Social_Media_Use_in_Australian_Political_Communication. Acesso em: 1 maio 2014.

MARQUES, F. P. J. A.; AQUINO, J. A. Representação Parlamentar no Twitter: Uma abordagem quantitativa. Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS), Salvador: UFBA, 2013.

MARQUES, F. P. J. A. ; SILVA, F.W.O.; MATOS, N.R. . Estratégias de Comunicação Política Online: Uma Análise do Perfil de José Serra no Twitter. In: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques, Rafael Cardoso Sampaio e Camilo Aggio. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 268-302.

PARK, Hun Myoung; PERRY, James L. Do Campaign Websites Really Matter in Electoral Civic Engagement? Empirical Evidence From the 2004 Post-Election Internet Tracking Survey. Social Science Computer Review, v.26, n.2, p. 190-212, 2008.

PARMELEE, John H.; BICHARD, Shannon L. Politics and the Twitter Revolution: How Tweets Influence the Relationship between Political Leaders and the Public. United Kingdom: Lexington Books, 2012.

SCHWEITZER, Eva Johanna. Election Campaigning Online: German Party Websites in the 2002 National Elections. European Journal of Communication; v.20, n.3; p. 327-351, 2005.

STROMER-GALLEY, Jennifer. Interação on-line e por que os candidatos a evitam. In: MARQUES, F., P., A.; SAMPAIO, R., C.; AGGIO, Camilo (Org.). Do Clique à Urna: Internet, redes sociais e eleições no Brasil. Salvador: EDUFBA, p. 29-62, 2013.

______. Presidential Campaigning in the Internet Age. New York: Oxford University Press. 2014.

TKACH-KAWASAKI, Leslie M. Politics@Japan: Party Competition on the Internet in Japan. Party Politics, v.9, n.1, p. 105-123, 2003.

WARD, Stephen; GIBSON, Rachel. On-line and on message? Candidate websites in the 2001 General Election. British Journal of Politics and International Relations, v.5, n.2, p. 188-205, 2003.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Como Citar

Aggio, C. de O. (2015). Campanhas online e twitter: a interação entre campanhas e eleitores nas eleições presidenciais brasileiras de 2010. Revista FAMECOS, 23(1), ID22088. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.22088

Edição

Seção

Comunicação Política