Identidades de gênero nos estudos de recepção de telenovela: um olhar sobre a produção stricto sensu da última década

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.21180

Palavras-chave:

Estudos de recepção, Telenovela, Gênero

Resumo

Este artigo discute o panorama das pesquisas de recepção tendo como materiais de análise as teses e dissertações desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação na última década, aproveitando o corpus já estudado por Jacks et al (2014). Analisou-se especificamente os estudos de recepção da telenovela desenvolvidos a partir da perspectiva das relações e identidades de gênero, aspecto pouco enfatizado nas pesquisas desenvolvidas na última década sobre a mais importante narrativa de ficção seriada brasileira. De um universo de 209 pesquisas analisadas, 24 se dedicaram à recepção da telenovela, das quais apenas quatro sob a perspectiva de gênero, embora as mulheres sigam sendo as informantes  mais enfocadas na problematização da recepção desse conteúdo.

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Biografia do Autor

Lourdes Ana Pereira SILVA, Universidade de Santo Amaro

Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro e dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da mesma IES.

Valquíria Michela John, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Pesquisadora do grupo Monitor de Mídia.

Felipe da Costa, Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Mestrando em Jornalismo no Posjor/UFSC. Pesquisador do grupo Monitor de Mídia.

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Publicado

2016-03-21

Como Citar

SILVA, L. A. P., John, V. M., & da Costa, F. (2016). Identidades de gênero nos estudos de recepção de telenovela: um olhar sobre a produção stricto sensu da última década. Revista FAMECOS, 23(2), ID21180. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.2.21180

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