Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais

Autores

  • Sandra Portella Montardo Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale)
  • Willian Araújo Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale).

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13078

Palavras-chave:

Consumo, Ciberativismo, Facebook

Resumo

Este estudo analisa práticas de consumo online e sua associação com o conceito de performance na página da WikiLeaks no Facebook. O consumo, entendido enquanto manipulação de bens na construção de identidades (BARBOSA, 2009) sugere uma aproximação com o conceito de performance em sites de rede sociais. Frente a isso, pergunta-se: 1) que apropriações do consumo podem ser identificadas nas práticas ciberativistas da WikiLeaks no Facebook? 2) o conceito de performance problematiza esse tipo de consumo? Esta pesquisa se define como exploratória, com coleta de dados via levantamento bibliográfico e de dados na web. Percebeu-se que práticas de consumo online ciberativistas se prestam à construção de identidade e, ainda, que em sites de redes sociais é possível, não só performar (mostrar o que se faz), quanto fazer propriamente dito.

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Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale)

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão, do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e do Curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez estágio de doutorado na Université René Descartes, Paris V - Sorbonne.

Willian Araújo, Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale).

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pelo Centro Universitário Feevale.

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Montardo, S. P., & Araújo, W. (2013). Performance e práticas de consumo online: ciberativismo em sites de redes sociais. Revista FAMECOS, 20(2), 472–494. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.13078

Edição

Seção

Consumo