No estranho planeta dos seres audiovisuais: diálogos possíveis entre televisão e educação

  • Beatriz Becker Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Televisão, educação, análise televisual.

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre possibilidades de apropriação de produtos audiovisuais para a construção do conhecimento, estabelecendo diálogos entre televisão e Educação por meio de uma análise da série No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais, veiculada pelo Canal Futura, a qual explora a relação do homem contemporâneo com o texto audiovisual. Considera-se que a leitura crítica dos programas televisivos pode auxiliar os cidadãos a construir uma visão mais ampla sobre o papel central da comunicação e dos meios na atualidade, e estimular uma compreensão maior dos sentidos das mensagens produzidas pela televisão sobre a realidade social e sobre o próprio audiovisual como linguagem e forma de pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BALDESSAR, Maria José; GIGLIO, Kamil. O papel dos sistemas digitais na economia do conhecimento. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 46-53, 2010.

BECKER, Beatriz. A linguagem do telejornal: um estudo da cobertura dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Rio de Janeiro: E-papers, 2005.

______. Uma experiência de leitura de mídia: do mito da imagem ao diálogo televisual. Cadernos de Letras (UFRJ), n. 26, jun. 2010.

CASETTI, Francesco; CHIO, Frederico di. Análisis de la televisión – instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Padós, 1999.

DAYAN, Daniel; KATZ, Elihu. A história em Directo, os acontecimentos mediáticos na Televisão, Minerva. Coimbra:

Minerva, 1999. [Edição portuguesa].

FERRÉS, Joan. Televisión y educación. Barcelona: Paidós, 1994.

GADOTTI, Moacir. Educação e comunicação: o papel dos meios na formação do aluno e do professor em educação de jovens e adultos. Disponível em: http://www.paulofreire.org.br Acesso em: ago. 2010.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pósmoderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC SP, 2003.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. SENAC, São Paulo, 2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F.da Silva e Jeanne Sawaya. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2003. Disponível em: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/umapaz/files/Morin.pdf Acesso em: 28 jun. 2008.

______. Comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 20, abr. 2003a.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco. Televisão e história. São Paulo: Contexto, 2010.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2009.

VILCHES, Lorenzo. La lectura de la imagen: prensa, cine, televisión. Barcelona: Paidós, 1996.

Como Citar
Becker, B., & Pinheiro Filho, C. D. M. (2011). No estranho planeta dos seres audiovisuais: diálogos possíveis entre televisão e educação. Revista FAMECOS, 18(2), 490-506. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9471