Novos negócios fonográficos no Brasil e a intermediação do mercado digital de música

Autores

  • Leonardo De Marchi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luis Alfonso Albornoz Universidad Carlos III de Madrid
  • Micael Herschmann Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8814

Palavras-chave:

Comunicação, cultura, indústria fonográfica

Resumo

Neste artigo, analisam-se as estratégias de algumas recentes empresas brasileiras que apostam em novas práticas de comercialização de gravações musicais no entorno digital. Afastando-se do modelo tradicional de venda de discos em suporte físico, as empresas aqui analisadas, iMusica, Trevo Digital, Fun Station e Bolacha Discos, buscam novas maneiras de distribuir seus conteúdos musicais através de distintos meios em um mercado fonográfico em plena reformulação. Os casos selecionados revelam que novas formas e graus de mediação entre produtores e consumidores se colocam como elemento importante do emergente mercado digital de fonogramas.

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Biografia do Autor

Leonardo De Marchi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luis Alfonso Albornoz, Universidad Carlos III de Madrid

Professor do Departamento de Jornalismo e Comunicação Audiovisual da Universidad Carlos III de Madrid.

Micael Herschmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Como Citar

Marchi, L. D., Albornoz, L. A., & Herschmann, M. (2011). Novos negócios fonográficos no Brasil e a intermediação do mercado digital de música. Revista FAMECOS, 18(1), 279–291. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8814