Sustentabilidade, cultura e comunicação: triplo desafio para as organizações

Autores

  • Maria da Conceição Golobovante Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7547

Palavras-chave:

Sustentabilidade, cultura organizacional, comunicação

Resumo

Este artigo analisa a emergência e a consolidação da sustentabilidade como novo paradigma da cultura das grandes organizações do mercado, sob o prisma das ciências da comunicação. Será que a sustentabilidade está se constituindo em nova forma de atuação do capital empreendida por seu principal agente, as empresas globais, ou se restringe a mais uma estratégia de dominação simbólica empreendida por elas? Metodologicamente parte-se de um esquema dialético, pois apresentamos a tese do mercado sobre o tema, em seguida a de autores críticos a essas estratégias do mercado e, por fim, apresentamos a nossa contribuição ao abordar a dimensão cultural das categorias Desenvolvimento e Sustentabilidade no contexto das organizações, buscando compreender como a comunicação participa desse processo, além de citar exemplos da realidade da região sudeste do Pará – Amazônia.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Golobovante, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

P

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Como Citar

Golobovante, M. da C. (2010). Sustentabilidade, cultura e comunicação: triplo desafio para as organizações. Revista FAMECOS, 17(2), 98–107. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7547

Edição

Seção

Cultura e Comunicação