O Jornal Nacional e as estratégias de sobrevivência econômica e política da Globo no contexto da ditadura militar

Autores

  • Itania Maria Mota Gomes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7537

Palavras-chave:

Jornal Nacional, TV Globo, Ditadura Militar

Resumo

O artigo propõe analisar historicamente a relação de dependência/independência política e econômica da televisão brasileira, através de um estudo de caso, o da TV Globo e do seu principal telejornal, o Jornal Nacional, programa mais antigo em exibição na televisão brasileira. No ar desde 1º de setembro de 1969, o Jornal Nacional pode ser compreendido como produto da articulação entre os interesses da elite política e econômica e os interesses políticos e econômicos dos militares que marcaram as décadas de 1960 e 1970, que é também o período de consolidação de um mercado cultural no Brasil. Argumentamos que a consolidação da televisão brasileira está associada ao governo militar (1964-1985), à Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento e à idéia de integração nacional e evidenciamos os movimentos políticos e econômicos fundamentais para a consolidação da TV Globo, entre eles a criação do seu padrão Globo de qualidade, uma composição de estratégias econômicas, comerciais, políticas, tecnológicas, produtivas e estéticas que evidencia que a Globo foi, no momento de consolidação da televisão no Brasil, a emissora que melhor percebeu as potencialidades do veículo e que melhor reuniu as condições econômicas e políticas para transformar a sua programação num objeto de consumo de massa.

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Biografia do Autor

Itania Maria Mota Gomes, Universidade Federal da Bahia

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Publicado

2010-09-02

Como Citar

Gomes, I. M. M. (2010). O Jornal Nacional e as estratégias de sobrevivência econômica e política da Globo no contexto da ditadura militar. Revista FAMECOS, 17(2), 5–14. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7537

Edição

Seção

Dossiê Ditadura