Sujeito e vida midiatizada: considerações sobre a ficção de Nick Hornby
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5311Palavras-chave:
Cultura pop, entretenimento, subjetividadeResumo
Este artigo pretende analisar, nas narrativas de Nick Hornby, a vida tomada como entretenimento, em que objetos e processos da cultura das mídias modulam perspectivas e servem à expressão de subjetividades. O exame dessa ótica midiática de apreensão do cotidiano permite a reflexão, para além do perímetro ficcional, acerca dos próprios sujeitos na sociedade contemporânea, cujos valores que conformam a existência e os modos de interação são estabelecidos, pelas formas do espetáculo, na confluência entre vida, cultura pop e consumo.Downloads
Referências
ALLOWAY, Lawrence. The arts and the mass media. Disponível em: http://www.warholstars.org/warhol/warhol1/andy/warhol/articles/popart/popart.html Acesso em: 20 nov. 2008.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BLACK, Joel. The reality effect. New York/London: Routledge, 2002.
CARVALHO, Bernardo. O oposto da literatura. In: Caderno Mais! Folha de S. Paulo. São Paulo: Publifolha, p. 4, 10 abr. 1999.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
FLUSSER, Vilém. Linha e superfície. In: FLUSSER, Vílem. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 101-125.
FUGUET, Alberto. Não é a Taco Bell: apontamento sobre McOndo e o neoliberalismo mágico. In: RESENDE, Beatriz (Org.). A literatura latinoamericana do século XXI. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005. p. 101-109.
______.Os filmes de minha vida. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
HALL, Stuart et al. A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelso (Org.). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega, 2003. p. 224-228.
HAMILTON, Richard. For the finest art, try pop. In: Collected words. London: Thames e Hudson, 1982. p. 42-43.
HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 7-74.
HORNBY, Nick. A long way down. New York: Penguin Books, 2006.
______. JesusMamilo. In: HORNBY, Nick. Falando com o anjo. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 125-151.
______. High fidelity. New York: Penguin Books, 2000.
______. Slam. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
______. The complete polysyllabic spree. New York: Penguin Books, 2006.
______. 31 songs. New York: Penguin, 2003.
HUYSSEN, Andreas. La política cultural del pop. In: Después de la gran división. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2002. p. 245-275.
LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
McCARTHY, David. Arte pop. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
REYES, Efraim Medina. Era uma vez o amor, mas tive que matá-lo (música de Sex Pistols e Nirvana). São Paulo: Planeta, 2006.
SANTIAGO, Silviano. Literatura e cultura de massa. O cosmpolitismo do pobre. Belo Horizonte: UFMG, 2004. p. 106-124.
SARLO, Beatriz. A literatura na esfera pública. In: MARQUES, Reinaldo & VILELA, Lúcia Helena. Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: UFMG/Abralic, 2002. p. 37-55.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SODRÉ, Muniz. A antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
______. As estratégias sensíveis. Petrópolis: Vozes, 2006.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.