Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online

  • Marco Silva Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro
Palavras-chave: Cibercultura, educação, docência e aprendizagem presencial e online

Resumo

Este texto vem mostrar que na cibercultura as práticas de ensino e de aprendizagem deparam-se com o contexto sociotécnico do computador e da Internet onde emergem práticas comunicacionais que liberam o processo comunicacional do imperativo unidirecional dos meios de massa (impresso, cinema, rádio e TV) e oportunizam a multidirecionalidade em rede. Para isso, parte dos estudos da cibercultura e traz sugestões para a construção de uma agenda comunicacional capaz de expressar a dinâmica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação e do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Silva, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro
Professor da Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro

Referências

COUCHOT, E. A arte pode ainda ser um relógio que adianta? O autor, a obra e o espectador na hora do tempo real. In: A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. DOMINGUES, D. (org.). São Paulo: FAPESP, 1997

FELDMAN, T. Introduction to digital media. New York/ London: Routledge, 1997.

LEMOS, A. Cultura das redes: Ciberensaios para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2002.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. MARCHAND, M. Les paradis informationnels: du Minitel aux services de communication du futur. Paris: Masson, 1987.

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

SANTOS, E. O. Articulação de saberes na EAD online: por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In: SILVA, M. (Org.).Educação online. São Paulo: Loyola,

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

______. Criar e professorar um curso online. In: SILVA, M. (Org.) Educação online. São Paulo: Loyola, 2003.

______. Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y online. Madrid: Gedisa, 2005.

______. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. O. (Orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

TAPSCOTT, D. Geração digital: a crescente e irredutível ascensão da geração net. Trad. Ruth Bahr. São Paulo: MAKRON Books, 1999.

Publicado
2009-01-27
Como Citar
Silva, M. (2009). Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Revista FAMECOS, 15(37), 69-74. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4802
Seção
Dossiê ABCiber