O poder do imaginário
como as imagens da cultura pop produzem o consumo de experiência na Comic Con Experience
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2024.1.45008Palavras-chave:
consumo de experiência, cultura pop, imaginário coletivo.Resumo
O presente estudo deriva da etnografia da Comic Con Experience realizada pelo autor em sua tese. Nela, ele observou que este consumo ocorria graças à anterioridade afetiva, pois quanto maior era, mais os participantes suspendiam voluntariamente a descrença, maior sua imersão no evento e mais intensa a fruição consumida. A anterioridade afetiva era formada pelo conhecimento de elementos oriundos das narrativas da cultura pop e pelo afeto nutrido por eles antes do evento. Como estes elementos consistiam em imagens dotadas de sentidos compartilhados, entende-se que o imaginário coletivo tem papel fundamental no consumo de experiência da comic con. Diante desta observação, o artigo traz reflexões sobre a importância do imaginário coletivo, revelando que, como um vetor de comunhão, ele concatenava sentidos e afetos, organizando todo o ordenamento simbólico do evento, a cultura pop, e estabelecendo uma relação entre ela e a cultura visual.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antôniode P. Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,1997.
CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CLIFFORD, James. A experiência etnográfica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.
COLERIDGE, Samuel T. Biographia Literaria. In: Project Gutenberg. [S. l.], jul. 2004. E-book #6081. Última atualização jan. 2013. Disponível em: http://www.gutenberg.org/ebooks/6081. Acesso em: 21 abr. 2023.
COMIC-CON: 40 years of artists, writers, fans & friends. San Francisco: Chronicle Books LLC, 2009.
COSTA, Carolina B. Prática de Cosplay no Rio Grande do Sul: performance, ritual e sociabilidade. In: REBLIN, Iuri A.; SILVA, Rubem M. B.; ALMEIDA, Paulo F. T. (org.). Vamos falar sobre cultura pop? Leopoldina: Aspas, 2017. p. 197-223.
DA SILVA, Juremir M. Diferença e descobrimento: O que é o imaginário? [a hipótese do excedente de significação]. Porto Alegre: Sulina, 2017.
DAVIS, Fred. Yearning for yesterday: a sociology of nostalgia. New York: Free Press, 1979.
DURAND, Gilbert. O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2011.
FERNANDES, Cintia S.; TRAVANCAS, Paula R. Cultura pop e performance: jogos indenitários nos eventos de animê. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 54-75, 2018. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1560/pdf. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1560
FRAGOSO, Suely. Imersão em games narrativos. Galáxia, [s. l.], n. 28, p. 58-69, dez. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16692/15740. Acesso em: 17 set. 2022 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-25542014216692
GOMES, Laura G. Fansites ou o “consumo da experiência” na mídia contemporânea. Horizontes Antropológicos, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 313-344, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/TmL6z3jXDBfyyLqNsmCtXBv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832007000200013
HADDAD, Helder; NUNES, Mônica. A experiência estética no consumo de coleções um estudo sobre colecionadores de estátuas e figuras de ação. Signos do Consumo, [s. l.], v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3502/350262516009/html/. Acesso em: 19 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i1p94-111
JAY, Martin. Introdution: Vision in context: reflections and refractions. In: BRENNAN, Teresa; JAY, M (ed.). Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. Nova York: Routledge, 1996.
KAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan./jun. 2006.
KEIGHTLEY, Emily; PICKERING, Michael. The Mnemonic Imagination: Remembering as Creative Practice. [S. l.]: Palgrave Macmillan Memory Studies, 2012. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137271549
LEAL, Ondina. F. A leitura social da novela das oito. Petrópolis: Ed. Vozes, 1986.
LEGROS, Patrick et al. Sociologia do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2014.
MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2003.
MITCHELL, William J. T. Picture theory: essays on verbal and visual representation. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
MURRAY, Janet. Hamlet on the Holodeck: the future of narrative in cyberspace. Cambridge: MIT Press, 1998.
NUNES, Mônica. Cena Cosplay: breve narrativas de consumo e memória pelas capitais do sudeste brasileiro. In: NUNES, Mônica (org.). Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 23-77.
NIEMEYER, Katherine. Media and Nostalgia: yearning for the past, present and future. Paris: Palgrave Macmillan, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137375889
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 20, p. 377-391, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/n8ypMvZZ3rJyG3j9QpMyJ9m/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832014000200015
PEREIRA, Cláudia; SICILIANO, Tatiana; ROCHA, Everardo. “Consumo de experiência” e “experiência de consumo”: Uma discussão conceitual. LOGOS, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 6-17, 2015. DOI: https://doi.org/10.12957/logos.2015.19523
REBLIN, Iuri A.; SILVA, Rúbem M. B.; ALMEIDA, Paulo F. T. Apresentação. In: REBLIN, Iuri A.; SILVA, Rúbem M. B.; ALMEIDA, Paulo F. T (org.). Vamos falar sobre cultura pop? Leopoldina: Aspas, 2017. p. 7-11.
ROCHA, Gilmar. A imaginação e a cultura. Teoria e Cultura, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 167-187, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/TeoriaeCultura/article/view/12277. Acesso em: 19 mar.2022.
ROSSINI, Veneza V. M. A perspectiva das mediações de Jesús Martín-Barbero (ou como sujar as mãos na cozinha da pesquisa empírica de recepção). In: ENCONTRO DA COMPÓS, 19., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 2010. p. 1-16.
SARDO, Delfim. O Exercício Experimental da Liberdade. 2012. 456 f. Tese (Doutorado em Arte Contemporânea) – Universidade de Coimbra, 2012. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/29784. Acesso em: 12 dez. 2020.
SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Organização e introdução de H. Wagner. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
SERBENA, Carlos A. Imaginário, ideologia e representação social. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, v. 4, n. 52, p. 1-12, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1944/4434. Acesso em: 19 mar. 2022.
SIFUENTES, Liriam; ESCOSTEGUY, Ana Carolina P. O mapa das mediações comunicativas da cultura. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016. SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas sobre o método comunicacional. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.