Cinema e a Arte do Anacronismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.43380Palavras-chave:
Cinema, Anacronismo, Robert BressonResumo
Este estudo argumenta que a forma como os formatos de arte visual migram e se transformam de uma mídia para outra ao longo do tempo pode ser traçada em suas diferentes relações com a temporalidade. Ao introduzir um modelo de “anacronismo artístico”, é possível compreender melhor a forma como essas transformações ocorrem. Depois de estabelecer algumas das características teóricas do anacronismo, o estudo se volta para os filmes do cineasta francês Robert Bresson, e a forma como ele faz referência direta à pintura através de seus filmes. Tal exame fornece um modelo para estudos futuros que usam o anacronismo como forma de entender melhor a forma como as migrações ocorrem entre as mídias visuais.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. Migrations’ ou le spectre de la peinture. In: Matière d’images. Paris: Éditions Images Modernes, 2005. p. 41-57.
BALSOM, Erika. Exhibiting Cinema in Contemporary Art. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2013.
BAZIN, André. What is Cinema? Translated by Hugh Grey. Berkeley: University of California Press, 1967.
BENJAMIN, Walter. The Arcades Project. Trans. Howard Eiland and Kevin McLaughlin. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999.
BENJAMIN, Walter. Selected Writings. Edited by Marcus Bullock, Michael W. Jennings, Gary Smith. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 1999. v. 2.
BRESSON, Robert. Bresson par Bresson: Entretiens 1943-1983. Edited by Mylène Bresson. Paris: Flammarion, 2013.
BURNETT, Colin. The Invention of Robert Bresson: The Auteur and His Market. Indianapolis: Indiana University Press, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le temps: Histoire de l’art et anachronism des images. Paris: Les Editions de Minuit, 2000.
GRUSIN, Richard. Post-Cinematic Atavism. In: DENSON, Shane; LEYDA, Julia (ed.). Post-Cinema: Theorizing 21st-Century Film. Falmer: REFRAME Books, [2016]. Available in: https://reframe.sussex.ac.uk/post-cinema/5-3-grusin. Accessed on: Jun 24, 2021.
GORFINKEL, Elena. The Future of Anachronism: Todd Haynes and the Magnificent Andersons. In: VALCK, Marijke de; HAGENER, Malte (Hg.). Cinephilia. Movies, Love and Memory. Amsterdam: Amsterdam University Press 2005. p. 153-167. https://doi.org/10.25969/mediarep/11998.
HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi (ed.). Media Archaeology: Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011.
NAGEL, Alexander; WOOD, Christopher S. Anachronic Renaissance. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. The Concept of Anachronism and the Historian’s Truth. Translated by Noel Fitzpatrick and Tim Stott. In/Print, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Available in: http://arrow.dit.ie/inp/vol3/iss1/3. Accessed on: Jan 31, 2018.
STOTT, Tim. Introduction to Jacques Rancière’s ‘The Concept of Anachronism and the Historian’s Truth. In/Print, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Available in: http://arrow.dit.ie/inp/vol3/iss1. Accessed on: Jan 30, 2018.
WATKINS, Raymond. Late Bresson and the Visual Arts: Cinema, Painting, and Avant-Garde Experiment. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.