Originais Netflix

Um panorama da produção audiovisual da Netflix no Brasil 2016-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42989

Palavras-chave:

Netflix, Brasil, catálogo de Originais Netflix, indústria audiovisual brasileira

Resumo

A Netflix se tornou determinante para a consolidação do mercado audiovisual digital no Brasil. A partir de 2016, com a websérie 3%, a empresa passou a investir em produções brasileira para compor o catálogo de seu selo Originais Netflix. Não obstante ter se tornado um produtor de conteúdos, pouco se tem discutido sua participação na indústria audiovisual brasileira. Este artigo apresenta uma análise da Netflix no Brasil a partir do mapeamento das produções autorais do selo Originais Netflix entre 2016 e 2019. As considerações finais indicam que, a despeito do êxito de alguns de seus produtos, a Netflix não se coloca como um produtor relevante de conteúdo audiovisual no Brasil.

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Biografia do Autor

Leonardo De Marchi, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Martins Ladeira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro. Professor do Programa
de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná e Professor Adjunto da Faculdade
de Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.versidade Federal do Paraná

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

De Marchi, L., & Martins Ladeira, J. (2023). Originais Netflix: Um panorama da produção audiovisual da Netflix no Brasil 2016-2019. Revista FAMECOS, 30(1), e42989. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.42989

Edição

Seção

Audiovisual