Identificação de esquemas de mise en scène em A história da eternidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.37079Palavras-chave:
Encenação em profundidade, Mise en scène, EstiloResumo
Tendo o longa-metragem A história da eternidade (Camilo Cavalcante, 2014) como estudo de caso, buscamos identificar as estratégias formais adotadas pelo diretor na construção de sua narrativa. Essas escolhas constituem o que denominamos de mise en scène, procedimentos técnicos (e estéticos) que vão dar corpo à narrativa cinematográfica. Cineastas e estudiosos do cinema têm se dedicado à reflexão sobre a mise en scène desde as primeiras décadas da existência do cinema e, na contemporaneidade, esses estudos ainda despertam forte interesse entre teóricos como Bordwell (2013) e Aumont (2011), entre outros. Pretendemos demonstrar aqui, através de uma observação minuciosa de seus planos e cenas, que os esquemas de mise en scène empregados nesse filme, como longos planos fixos, poucos movimentos de câmera e a encenação em profundidade, por exemplo, distanciam dos procedimentos formais presentes nos filmes mainstream em diversas cinematografias mundiais.
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Referências
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