Jornalismo nativo digital brasileiro
Um estudo de caso do Nexo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.36102Palavras-chave:
Jornalismo digital, Jornalismo nativo digital, NexoResumo
O artigo apresenta um estudo de caso do jornal nativo digital brasileiro Nexo, fundado em novembro de 2015. Trata-se de uma empresa independente, que produz conteúdo informativo em diferentes formatos. O trabalho parte de uma reflexão teórica envolvendo os conceitos de jornalismo digital e de jornalismo nativo digital para, então, entrar no estudo do jornal. A pesquisa empírica é dividida em duas etapas. A primeira consiste na análise do conteúdo publicado nas 16 distintas seções do Nexo. E a segunda contempla entrevistas com a diretora geral Paula Miraglia e a editora executiva Marina Menezes, que em depoimentos por telefone explicaram um pouco da rotina e dos valores da empresa. Por fim, o perfil elaborado demonstra uma predisposição à experimentação e à inovação na redação do Nexo, valores que merecem ser enaltecidos no contexto contemporâneo das empresas jornalísticas, independentemente da plataforma de publicação.
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