Notas sobre o documentário contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.35896Palavras-chave:
Ensaio fílmico, Dispositivo, Filmes em primeira pessoaResumo
Neste artigo, apresento um panorama da produção contemporânea do documentário, ressaltando a sua complexidade e destacando algumas das suas tendências mais instigantes, a exemplo da proliferação dos dispositivos, da emergência dos filmes em primeira pessoa, da consagração do ensaio e da retomada dos arquivos com fins de ressignificação. No entanto, apesar do esforço analítico, é preciso lembrar que uma das características do documentário, na contemporaneidade, se refere à complexidade das práticas fílmicas que, não raro, conjugam diferentes procedimentos numa única obra, o que nos impede de investir em classificações rigorosas. Portanto, o texto se apresenta, prioritariamente, como um mapeamento e exploração desse campo artístico em sua multiplicidade, mas sem propósitos conclusivos ou assertivos.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 21, 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061. Acesso em: 15 set. 2019.
ASTRUC, Alexandre. Nascimento de uma nova vanguarda: A “câmera-stylo”. In: OLIVEIRA, Luís Miguel (org.) Nouvelle vague. Catálogo da Cinemateca Portuguesa: Ciência gráfica, 1999.
BERNARDET, Jean Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BERNARDET, Jean Claude. A migração das imagens. In: Teixeira, Francisco Elinaldo. (org.) Documentário no Brasil: Tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 8. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2017.
BENSE, Max. O ensaio e sua prosa. Revista Serrote, [s. l.], n. 16, 2014. Disponível em: https://www.revistaserrote.com.br/2014/04/o-ensaio-e-sua-prosa/. Acesso em: 14 set. 2019.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.) Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1996.
BRASIL, André. Formas do antecampo: performatividade no documentário brasileiro contemporâneo. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 578-602, set./dez. 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewArticle/14512. Acesso em: 5 set. 2019. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.14512.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder – A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
COMOLLI, Jean-Louis; LINDEPERG, Sylvie. Imagens de arquivos: imbricamento de olhares. Entrevista com Sylvie Lindeperg. Catálogo do forumdoc. Belo Horizonte: Filmes de Quintal/FAFICH-UFMG, 2010. https://doi.org/10.14409/ccd.v1i4.3981.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. Belo Horizonte: EDUFMG, 2015.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009.
FELDMAN, Ilana. “Um filme de”: dinâmicas de inclusão do olhar do outro na cena documental. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 50-65, out. 2012. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v9n1/download/03-ilana.pdf. Acesso em: 16 ago. 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estados da arte”. Educação & Sociedade, [s. l.], ano XXIII, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
LINDEPERG, Sylvie. O destino singular das imagens de arquivo. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 12-27, ago. 2015. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/342. Acesso em: 12 jun. 2019.
MESQUITA, Cláudia. Retratos em diálogo: notas sobre o documentário brasileiro recente. Novos Estudos, São Paulo, 86. ed., v. 29, n. 1, p. 104-118, mar. 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002010000100006. Acesso em: 12 ago. 2019. https://doi.org/10.1590/S0101-33002010000100006.
MIGLIORIN, Cezar. Eu sou aquele que está de saída: dispositivo, experiência e biopolítica no documentário contemporâneo. 2008. 292 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
RASCAROLI, Laura. How the essay film thinks. Nova York: Oxford University Press, 2017. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190238247.001.0001.
RASCAROLI, Laura. The personal camera: subjective cinema and the essay film. Nova York: Wallflower Press, 2009.
RENOV, Michael. The subject of documentary. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino. Notas sobre o dispositivo no documentário contemporâneo. Galáxia. São Paulo, n. 30, p. 138-148, dez. 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/20160. Acesso em: 18 maio 2019.
RODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino. Uma vocação chamada documentário. In: RICARDO, Laécio; FERRAZ, Txai; VIDAL, Thais (org.). Cinema e universidade: diferentes convergências. Recife: EDUFPE, 2017. Disponível em: http://www.movfestival.com/2017/pt/ebook/. https://doi.org/10.1590/1982-25542015220160.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
SOUTO, Mariana. O direto interno, o dispositivo de infiltração e a mise-en-scène do amador – notas sobre Pacific e Doméstica. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 66-85, 2012. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v9n1/download/04-mariana.pdf. Acesso em: 18 maio 2019.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). O ensaio no cinema. São Paulo: Hucitec, 2015.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas não narrativos: experimental e documentário – passagens. São Paulo: Alameda, 2012.
WEINRICHTER, Antonio (org.). La forma que piensa. Tentativas en torno al cine-ensayo. Fondo de Publicaciones del Gobierno de Navarra, 2007. Disponível em: http://mpison.webs.upv.es/ensayo_audiovisual/archivos/la_forma_que_piensa.pdf. Acesso em: 7 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.