O corpo da noção: imagens e imaginários no cinema brasileiro

Autores

  • Miriam de Souza Rossini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3448

Palavras-chave:

Cultura, cinema, imaginário

Resumo

Este texto pretende discutir as marcas identitárias produzidas por duas escolas cinematográficas que desde os anos 60 vêm influenciando a produção de filmes no Brasil, ancorados em uma estética audiovisual e narrativa que visa a agredir o espectador. Com isso, quer-se entender como aquilo que começou como proposta de um cinema revolucionário e de denúncia social acabou se tornando na própria marca do cinema nacional, e também da representação imagética do Brasil e dos brasileiros. Pretende-se ainda perceber como essas estratégias discursivas e audiovisuais podem ser percebidas nos filmes da chamada pós-retomada, ou seja, no cinema feito a partir de 2001. Nessa perspectiva, serão focalizados alguns desses filmes: O invasor, 2001, de Beto Brant; Cidade de Deus, 2001, de Fernando Meireles; Amarelo Manga, 2002, de Cláudio Assis; Contra todos 2004, de Roberto Moreira.

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Biografia do Autor

Miriam de Souza Rossini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Rossini, M. de S. (2008). O corpo da noção: imagens e imaginários no cinema brasileiro. Revista FAMECOS, 14(34), 22–28. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3448

Edição

Seção

Cinema e Representação