Modos de fazer crer no audiovisual de reconstituição histórica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8800Palavras-chave:
Teledramaturgia, reconstituição histórica, imagemResumo
A produção de imagens técnicas na contemporaneidade, especificamente as imagens audiovisuais, é cada vez mais afetada pelas possibilidades de criação e manipulação via computadores. No presente artigo, discute-se a interferência na produção de imagens em computador, bem como a produção de detalhe e fragmentos imagéticos como modos de fazer crer em uma representação do passado, especificamente no audiovisual de reconstituição histórica. As possibilidades técnicas de criar imagens do passado com verossimilhança e efeito de sentido de verdade interfere no processo de fazer crer e credibilidade dos espectadores nesse tipo de imagem.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2008.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.
CALABRESE, Omar. A idade neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1987.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
FENTRESS, James; WICKHAM, Chris. Memória Social: novas perspectivas sobre o passado. Lisboa: Editora Teorema, 1992.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
JOST, François. La télévision du quotidien: entre réalité et fiction. Bruxelles: Éditions De Boeck Université, 2003.
______. Seis Lições sobre Televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz & Terra, 2010.
ROSSINI, Miriam de Souza. As marcas do passado. O filme histórico como efeito de real. 1999. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
______. Três paradigmas da imagem: gradações e misturas. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia Mei Alves de; BRITO, Yvana Carla Fechine de (Org.). Imagens Técnicas. São Paulo: Hacker Editores, 1998.
WENDEN, D. J. Battleship Potemkin -Film and Reality. In: SHORT, K.R.M. (Org.). Feature Films as History, London: Croom Helm, 1981.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.