Reflexão crítica versus esterilidade dogmática na Escola de Frankfurt

Autores

  • Francisco Rüdiger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Reflexão crítica, Escola de Frankfurt, comunicação

Resumo

Desde uns 15 anos para cá, verifica-se um movimento de reavaliação do legado intelectual contido na crítica da indústria cultural proposta por Theodor Adorno. Apesar de pouco influente nos círculos mais amplos que se interessam sobre a matéria, surge com ele e para quem sabe ler uma nova chave de entendimento do conceito e sua respectiva abordagem. Dentre outros esforços, nos quais tentamos incluir o nosso, pode-se mencionar os de Deborah Cook, Heinz Steinert, Blanca Muñoz, Peter Hohendahl, Robert Witkin, Miriam Hansen e Dieter Prokop. Aparentemente não se inclui nessa tendência o trabalho “Teoria crítica da indústria cultural”, de Rodrigo Duarte. Durante muito tempo, essa teoria foi motivo de repetição mecânica, provocada por rituais acadêmicos, que levaram à sua completa reificação conceitual e esterilidade intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rüdiger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1995) e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), também leciona no Departamento de Filosofia e nos Cursos de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (neste caso, desde 1990). Entre 1984 e 1990, foi professor da Universidade de Caxias do Sul e, depois, do Instituto Federal de Ensino Técnico e Tecnológico do Rio Grande do Sul (Campus Porto Alegre, 1990-2008).

Referências

DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: Editora da Ufmg, 2003.

Downloads

Publicado

2008-04-12

Como Citar

Rüdiger, F. (2008). Reflexão crítica versus esterilidade dogmática na Escola de Frankfurt. Revista FAMECOS, 11(23), 144–146. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3256

Edição

Seção

Resenha