Margens do mundo: a periferia nas teorias do contemporâneo

Autores

  • Angela Prysthon Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.21.3212

Palavras-chave:

Estudos Culturais, contemporaneidade, cultura periférica

Resumo

O propósito deste trabalho é discutir o conceito de periferia a partir da moldura teórica dos Estudos Culturais contemporâneos. Se na contemporaneidade não há mais dentro e fora, em que lugar ficaria a periferia? Pode-se, ainda, falar de fronteiras, de lugares, de identidades? Se é certo que há uma crise de centralidade, que há um processo de descentramento em curso, é certo também que essa crise afeta e modifica a própria idéia de periferia. Temos, pois, uma crise (ou um conjunto de crises) que precipita um jogo de graus e intensidades, de hibridismo, e artificialidade. A cultura contemporânea compõe a operacionalização do jogo. Este artigo vai, precisamente, discutir alguns dos mecanismos e reflexos dessa operacionalização no âmbito do que se convenciona chamar de “cultura periférica”.

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Biografia do Autor

Angela Prysthon, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2008-04-11

Como Citar

Prysthon, A. (2008). Margens do mundo: a periferia nas teorias do contemporâneo. Revista FAMECOS, 10(21), 43–50. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.21.3212

Edição

Seção

Comunicação e Cultura