Espaço e paisagem nos filmes de Patrick Keiller
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2014.3.17813Palavras-chave:
Espaço, Paisagem, Crítica urbanaResumo
Partindo da sensibilidade definida pelo flâneur desde o século XIX, discutiremos os filmes de Patrick Keiller. Seus “documentários ficcionalizados” são herdeiros diretos da consciência e da sensibilidade (essencialmente modernas) do andarilho urbano. Seus travelogues demonstram sua consistente exploração das relações entre espaço arquitetônico e espaço fílmico. O trabalho de Keiller pode também ser associado a uma espécie de movimento mais específico dentro da cultura britânica dos últimos trinta anos: o de observação e análise das cidades, da vida urbana e do urbanismo do pós-guerra e de certo modo também de crítica à sedimentação do capitalismo pós-thatcherista.
Downloads
Referências
BRUNDSDON, Charlotte. London in Cinema. The Cinematic City since 1945. Londres: BFI, 2007.
COVERLEY, Merlin. Psychogeography. Harpenden: Pocket Essentials, 2010.
CAMPBELL, James. “Rimbaud and Verlaine in London”, The Threepenny Review, 2001. Disponível em: ttp://www.threepennyreview.com/samples/campbell_su01.html. Acesso em: 5 fev. 2014.
DANIELS, Stephen. Paris Envy: Patrick Keiller’s London, History Workshop Journal, v. 1, n. 40, p. 220-222, 1995.
DAVE, Paul. Representations of Capitalism, History and Nation in the Work of Patrick Keiller. In: ASHBY, Justine e HIGSON, Andrew (Org.). British Cinema, Past and Present. Londres: Routledge, 2000. p. 339-351.
DEFOE, Daniel. A Tour Through The Whole Island of Great Britain. Adelaide: University of Adelaide, 2012. Disponível em: http://ebooks.adelaide.edu.au/d/defoe/daniel/britain/. Acesso em: 5 fev. 2014.
GAZIRE, Nina. A psicogeografia do caminhar. Istoé, 20 de janeiro de 2012. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/187450_A+PSICOGEOGRAFIA+DO+CAMINHAR. Acesso em: 10 fev. 2014.
HATHERLEY, Owen. A Guide to the New Ruins of Great Britain. Londres: Verso, 2010.
______. How Patrick Keiller is mapping the 21st-century landscape. The Guardian, 30 de março de 2012. Disponível em: http://www.theguardian.com/artanddesign/2012/mar/30/patrick-keiller-robinson-tateexhibition. Acesso em: 5 fev. 2014.
HEGGLUND, Jon. Patrick Keiller’s Ambient Narratives: Screen Ecologies of the Built Environment, ISLE, v. 20, n. 2, p. 274-295, Spring 2013.
HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
JACKSON, John Brinckerhoff. Discovering the Vernacular Landscape. New Haven: Yale University Press, 1984.
KEILLER, Patrick. The View From The Train. Cities & Other Landscapes. Londres: Verso, 2013.
MACDONALD, Scott. Towards an Eco-Cinema. Interdisciplinary Studies of Literature and Environment, v. 11, n. 2, p. 107-132, 2004.
O’ROURKE, Karen. Walking and Mapping. Artists as Cartographers. Cambridge, Mass: The MIT Press, 2013.
RIMBAUD, Jean Arthur. Iluminações. Uma cerveja no inferno. Lisboa: Cor, 1972.
RUOFF, Jeffrey. Introduction: The Filmic Fourth Dimension: Cinema as Audiovisual Vehicle in RYOFF, Jeffrey (Org.). Virtual Voyages. Cinema and Travel. Londres/Durham: Duke University Press, 2006. p. 1-23.
SOLNIT, Rebecca. Wanderlust. A History of Walking. Londres: Penguin, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.