O consumidor entre mediações e midiatização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32066

Palavras-chave:

Consumidor. Mediações. Midiatização.

Resumo

O artigo discute as possibilidades de compreensão do consumidor no âmbito dos estudos de comunicação e consumo, a partir da articulação teórica entre as abordagens das mediações culturais do consumo e seus processos de midiatização. O texto aponta as distintas formas de percepção sobre o sujeito consumidor na perspectiva latino-americana das mediações culturais e do conceito nórdico europeu de midiatização. A combinação entre estas abordagens teóricas busca fortalecer a ideia de complementaridade teórico-metodológica possível para entender o lugar do sujeito consumidor nos estudos de comunicação e consumo em suas dimensões midiatizadas pelos processos de interação, materializados em lógicas da participação, do engajamento, da circulação e da criação, dados nos vínculos constituídos entre marcas e consumidores. O trabalho tenta contribuir para situar este tipo de enquadramento teórico no âmbito do pensamento latino-americano dos estudos de comunicação e consumo.

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Biografia do Autor

Eneus Trindade, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP).

Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (US P), Livre-docente em Comunicação, lotado no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), atuando na Graduação em Publicidade e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da US P. Vice-líder do Grupo Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo GESC3,CNPq/US P. Bolsista Produtividade PQ2 CNPq. Coordenador PROCAD/Capes 2013, Comunicação e mediações US P/UFRN/UFMS.

Maria Clotilde Perez Rodrigues, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP).

Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (US P), Livre-docente em Comunicação, lotada no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), atuando na Graduação em Publicidade e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da US P. Líder do Grupo Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo GESC3, CNPq/US P. Pesquisadora do PROCAD/Capes 2013, Comunicação e mediações US P/UFRN/UFMS.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Trindade, E., & Rodrigues, M. C. P. (2019). O consumidor entre mediações e midiatização. Revista FAMECOS, 26(2), e32066. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.32066

Edição

Seção

Pensamento Midiático Comunicacional