Cinemas africanos e os meandros da visibilidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.2.31675Palavras-chave:
Cinemas africanos. Mediação. Academia.Resumo
Esse artigo discute questões relacionadas à construção de discursos analíticos sobre filmes africanos e como os critérios utilizados no processo de difusão e consagração dessa cinematografia reservam uma estreita relação com duas instâncias mediadoras: festivais/mostras e a academia. Argumentamos que a adoção de diferentes abordagens críticas parte de um processo de retroalimentação entre essas duas instâncias que, ao funcionarem como espaços de comunicação, orientam o conteúdo dos textos crítico-analíticos que circulam nestes espaços e, como consequência, restringem a percepção dessa cinematografia a determinados paradigmas. Considerando a importância dos festivais/mostras e da academia para a legitimação dos cinemas africanos e seus papéis como mediadores, fazemos uma breve análise de catálogos produzidos em três mostras sobre filmes africanos no Brasil entre 2015 e 2017, a fim de compreender as lógicas discursivas que orientam a produção de textos críticos sobre a cinematografia africana, e suas consequências sobre a visibilidade destes filmes.
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