A publicidade como suporte pedagógico: a questão da discriminação na publicidade da Sukita
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.16.3143Palavras-chave:
Comunicação, publicidade, discriminaçãoResumo
A pesquisa que empreendemos durante o primeiro semestre de 2001 teve como objeto as percepções de mensagem publicitária (refrigerante Sukita) por alunos de segundo ano de Ensino Médio, durante exposição e debate em sala de aula. Esse estudo tinha como objetivo primeiro a verificação da pertinência do uso de uma publicidade como suporte pedagógico para discussão de um tema transversal (discriminação em função da idade). A análise dos dados registrados aponta para uma tendência, por parte dos alunos, de manifestação espontânea pouco crítica em relação ao modelo “socialmente autorizado” de abordagem erótico-afetiva proposto indiretamente pela mensagem publicitária.Downloads
Referências
ACCARDO, A. Introduction à une sociologie critique. Bordeaux: Le Mascaret, 1997.
ALTHEIDE, D. L. Qualitative media analysis. Thousand Oaks: Sage, 1996.
APPADURAI, A. The social life of things. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
BABBIE, E. Survey research methods. Belmont: Wadsworth, 1990.
BELENKY, M. F., CLINCHI, B. M., GOLDEBERGER, N. R. and TARULE, J. M. Womenʼ s ways of knowing: the development of self, voice and mind. New York: Basic Books, 1986.
BOURDIEU, P. La domination masculine. Paris: Seuil, 1998.
______. Le sens pratique. Paris: Minuit, 1980.
______. Méditations pascaliennes. Paris: Seuil, 1997.
CAMARGO, Nelly de. O léxico da publicidade”. Revista da Intercom, XVIII, n. 1, 1995.
CHENITS W.C.; SWANSON, J. Qualitative research using grounded theory. From practice to grounded theory. Menlo Park: AddisonWesley, 1986.
COSTA LIMA, L. Teorias da comunicação de massa. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
DUBY, G. Lʼ Europe au Moyen-âge. Paris: Flammarion, 1984.
FERRER, J. A televisão e a escola. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.
FOULIN, J-N., MOUCHON, S. Psychologie de lʼéducation. Paris: Nathan, 1998.
GODOY, Arilda S. Godoy. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas – FGV, São Paulo, v. 35, n. 2, 1995.
GRIGNOL, C. Lʼordre des choses. Paris: Minuit, 1971.
HELLER, A . O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1970.
HOHLFELDT, Antonio. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação: Teorias da comunicação. Petrópolis: Vozes, 2001.
KISH, L. Survey Sampling. New York: John Wiley & Sons, 1965.
KLINEBERG, O. Psychologie sociale. Paris: PUF, 1963.
LEISS, W., JHALLY, S. London: Routledge, 1997.
LIPPMANN, W. Public Opinion. Nova York: Free Press Paperbacks, 1997.
M. J. et P. H. Chombart de Lauwe et al. La femme dans la société. Paris: CNRS, 1963
NOËLLE-NEUMANN, E. “The spiral of silence: a theory of public opinion”, in Journal of Communication, v. 24. 1974.
QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro de informação viva. São Paulo: T.A . Queiroz, 1991.
RAJ, D. The design of sample surveys. New York: McGraw, 1972.
SCHAFF, A . Linguagem e conhecimento. Coimbra: Almedina, 1974.
SKINNER, Q. Fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
TESH, Renata . Qualitative research: analysis types and sotftware tools. New York: The Falmer Press, 1990.
VERRET, M. Le temps des études. Paris: H. Campion, 1975.
VINCENT, G. Lʼécole primaire francaise. Lyon: PUL, 1980.
VITORINO SAMPAIO, I. S. Televisão, publicidade e infância. São Paulo: Annablume, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.